Um almoço na sede da Farsul, no Parque Assis Brasil, antecede a reunião entre o governo, o setor produtivo e as instituições bancárias. O encontro sucede a cerimônia de abertura oficial da Expointer, realizada na manhã desta sexta-feira, em Esteio.
O anfitrião é o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, que, juntamente com o governador Eduardo Leite e o presidente da Fiergs, Cláudio Bier, receberam os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
As conversas ocorrem em tom de seriedade, com diálogos baseados em números e condições de renegociações de débitos nas instituições bancárias. No início da tarde, os ministros ouviram relatos e demandas dos produtores e destacaram costuras da pasta da Agricultura no Planalto para viabilizar novas medidas.
Segundo Paulo Pimenta, uma nova reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) deve ocorrer no início da próxima semana para deliberar sobre soluções destinadas às dívidas de cooperativas, cerealistas e revendas. As mudanças devem integrar uma resolução complementar à Medida Provisória nº 1247, que concedeu rebates e anistia aos custeios da safra 2023/24 tomados com juros controlados por agricultores localizados em municípios declarados em estado de emergência ou de calamidade pública em maio.
Por Correio do Povo
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil