O Tocantins se destaca como líder na produção de grãos da região Norte, com uma projeção de aumento de 8,4 milhões de toneladas na safra 2024/2025, conforme dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado pelo IBGE na última quinta-feira, dia 14.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, celebrou o resultado, enfatizando a robustez do setor agropecuário do estado.
– O crescimento da nossa produção de grãos mostra que o Tocantins está no caminho certo. Esse resultado é fruto da dedicação dos produtores rurais, das políticas de incentivo do nosso governo e da modernização do setor agropecuário. Estamos fortalecendo a economia do Estado, gerando emprego e renda e, consolidando o Tocantins como referência na Região Norte e no Brasil – ressaltou o chefe do Executivo.
Jaime Café, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), apresentou uma perspectiva ainda mais otimista, projetando que o estado deve ultrapassar a marca de 9 milhões de toneladas em 2025. Ele atribui esse avanço à safra em andamento nas áreas de várzea, que inclui a produção de semente de soja e feijão, e à adoção de tecnologias pelos produtores. Café ainda vislumbra que, nos próximos três a quatro anos, o Tocantins pode superar a marca de 10 milhões de toneladas de grãos.
Os dados do IBGE são corroborados pelo 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em 10 de abril. O estudo da Conab confirma o excelente desempenho do Tocantins, indicando um recorde de 8,9 milhões de toneladas na safra 2024/2025, um aumento de 16% em relação aos 7,69 milhões de toneladas colhidas no ano anterior.
Por Cerrado Rural
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil