Empresas do agro investem no RH para reter talentos

12 de fevereiro de 2025

Desenvolvimento de políticas e estratégias específicas de gestão de pessoas colabora com a profissionalização do agro
Compartilhe no WhatsApp
Empresas do agro investem no RH para reter talentos

Contar com um RH eficiente, que valorize e invista nos colaboradores, é mais do que uma necessidade: é um diferencial competitivo para empresas de todos os portes e segmentos. Impulsionado pelo desafio de atrair e reter talentos, o agronegócio tem sido um dos setores que mais investem em estratégias robustas de gestão de pessoas, aprimorando a experiência dos profissionais e reduzindo a rotatividade na área.

“O agro brasileiro sempre teve uma presença expressiva de trabalhadores atuando sem registro. No entanto, esse panorama tem evoluído com a necessidade de adaptação às novas exigências do mercado. Pequenas e médias empresas do setor estão investindo em políticas de RH que fortaleçam seus negócios, uma prática antes restrita às grandes corporações”, destaca Marcelo Ciccone, sócio-fundador e diretor-geral da TudoNoBolso.

O executivo ressalta, contudo, a importância de considerar as particularidades do setor e compreender o que realmente faz diferença para os profissionais do agronegócio. A prática de feedback, por exemplo, ainda é pouco explorada, mas essencial para o aprimoramento das operações. “É fundamental revisar a forma como a comunicação ocorre nessas empresas. Para isso, é indispensável capacitar os gestores, permitindo que desenvolvam uma abordagem mais clara e eficaz ao orientar os colaboradores sobre seus desempenhos”, complementa.

Outro grande desafio é atrair profissionais qualificados. Apesar da forte tradição rural do país, encontrar mão de obra especializada para as diversas funções do agronegócio tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa. Para enfrentar essa questão, o RH pode estabelecer parcerias com programas de capacitação e treinamento. Além disso, oferecer um plano de carreira estruturado contribui para fortalecer a imagem da empresa e captar talentos que valorizem oportunidades de crescimento profissional.

A disponibilização de uma cesta de benefícios atrativa é outra estratégia essencial para a área de gestão de pessoas. Uma pesquisa conduzida pela consultoria de recrutamento Robert Half revelou que mais de 50% dos entrevistados gostariam que seus empregadores oferecessem descontos e parcerias com outras empresas. Uma solução prática para atender a essa demanda é recorrer a fornecedores que já oferecem esse tipo de serviço, como a TudoNoBolso, que disponibiliza um amplo portfólio de benefícios e soluções de crédito para os colaboradores de seus parceiros.

No modelo de negócio da empresa, a fintech concede descontos em mais de 150 estabelecimentos, incluindo farmácias, varejo, turismo e gastronomia. Também oferece crédito consignado privado, uma modalidade com taxas de juros bem mais atrativas. Para as empresas, a implementação é totalmente gratuita e a ferramenta é de fácil acesso. Já para os usuários, tudo pode ser gerenciado pelo aplicativo , sem burocracia. Além disso, o RH tem uma visão completa da equipe por meio da plataforma.

Tudo No Bolso 363
Empresas do agro investem no RH para reter talentos

Marcelo Ciccone, sócio-fundador e diretor-geral da TudoNoBolso
Divulgação

“O agronegócio está em constante evolução, e as políticas de gestão de pessoas devem acompanhar essa dinâmica. O RH não é apenas um setor dentro da empresa, mas um parceiro estratégico essencial para o crescimento do negócio. Sua atuação impacta diretamente na reputação da companhia junto aos stakeholders e na sua capacidade de atrair e reter talentos”, conclui Ciccone.

Sobre a TudoNoBolso

Fundada em 2024, a nova fintech TudoNoBolso nasce com o propósito de ajudar a resgatar a autoestima e o bem-estar do trabalhador. Oferece, através de uma plataforma única e simplificada, crédito consignado privado, descontos em instituições de ensino, farmácias e outros estabelecimentos, além de orientação financeira. A fintech é comandada por cinco sócios-fundadores com grande experiência no mercado. Site.

Por Tudo no Bolso

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Documentário protagonizado por Carmen Perez, com a participação de Temple Grandin e do prof. Mateus Paranhos terá uma sessão exclusiva para convidados na noite de 25 de Março. A empresária e diretora da Planalto Tratores, Priscilla Nunes Cunha é co-anfitriã da première em Goiânia, acredita no projeto e é a responsável por levar o filme para o Cinex do Oscar Niemeyer.
Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões em programa exclusivo para startups paulistas, que oferece capacitações, mentorias e uma conexão direta com o mercado
Apesar disso, dezembro teve retração de 0,5%, correspondendo ao segundo mês consecutivo de queda interanual, o que traz preocupações para o desempenho do setor neste ano.
Evento será realizado de 7 a 11 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO)