Dicas de frutas para junho e para os próximos meses

Nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento enumeram os benefícios em consumir as frutas de cada época
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Dicas de frutas para junho e para os próximos meses
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São inúmeros os benefícios em consumir as frutas de cada época. O principal deles é encontrar frutas nas suas melhores condições, uma vez que o clima está propício para que se desenvolvam. 

Como tem melhores condições para plantio e crescimento, as colheitas são maiores e tem maior qualidade nutricional, o que traz ótimos preços para o consumidor e frutas com mais nutrientes e vitaminas.  

Indicações de frutas

Veja as indicações das frutas que estão na época e de uma receita simples de fazer, preparada pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.   

Caqui  

O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. A época dessa fruta é de março a maio, e, nesse período, o preço é mais acessível e a qualidade nutricional é melhor, então, que tal aproveitar e incluir esse delicioso alimento no seu cardápio?  

Carambola  

A fruta é rica em fibra dietética, que ajuda na digestão e evita a absorção do colesterol ruim pelo intestino e antioxidantes naturais, principalmente vitamina C, que ajuda a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e combate os radicais livres que causam envelhecimento precoce.  É fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina, que ajudam no metabolismo, de potássio, fósforo, zinco e ferro, que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura, em bolos, tortas, saladas entre outras preparações.  

Limão  

O limão é uma fruta cítrica que contém vitaminas do complexo B e vitamina C, apresentando propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Auxilia também no fortalecimento do sistema imunológico. Toda a fruta, polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários de diversas formas.   

Maçã  

A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura, salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.  

Mamão Papaia  

É rico em vitaminas, principalmente a vitamina C que é antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico e a vitamina A, que é importante para a saúde da pele e da visão. As fibras, encontradas em grande quantidade, ajudam no bom funcionamento intestinal. O mamão pode ser consumido in natura ou em vitaminas, bolos e doces.  

Tangerina Poncã  

A fruta é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, que ajudam a manter a regulação do intestino.  Minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio também estão presentes na tangerina e ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. A fruta é versátil e pode ser utilizada na culinária em bolos, tortas, saladas e, na sua melhor forma, in natura.  

Fonte: Assessoria Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Crédito da foto: Divulgação

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