Dia da Flor: cultivo protegido é aliado da sustentabilidade e produtividade

29 de outubro de 2024

Compartilhe no WhatsApp
Dia da Flor: cultivo protegido é aliado da sustentabilidade e produtividade
As estufas criam microclimas e garantem flores mais saudáveis e bonitas, com maior sustentabilidade e rentabilidade para o produtor. Aditivos protegem os filmes plásticos, aumentando a vida útil dessas estruturas.

As flores cativam os humanos há séculos, adornando nossas casas, jardins e celebrações. No mês de outubro, plena primavera, é celebrado o Dia da Flor. E sua importância vai muito além de sua beleza e fonte de inspiração, oferecendo profundo impacto em nossas vidas. Já foi comprovado que elas beneficiam nossa saúde mental e bem-estar, inclusive há algumas com propriedades medicinais reconhecidas. Elas também oferecem uma variedade de benefícios práticos tanto para os humanos quanto para o meio ambiente.

Atuam como purificadores naturais de ar, filtrando toxinas e poluentes e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar que respiramos. São essenciais para a nutrição e sobrevivência de muitos polinizadores, como abelhas, borboletas e pássaros, que, por sua vez, desempenham um papel crucial na reprodução das plantas. Contribuem para a biodiversidade e são fundamentais na manutenção do equilíbrio ecológico de um ecossistema. Outro papel importante é o econômico, já que a indústria floral fornece empregos para milhões de pessoas em todo o mundo, desde floricultores e atacadistas até floristas e designers de flores.

Um aliado estratégico da floricultura é o cultivo protegido, que usa estufas para criar ambientes climáticos controlados e favoráveis para o plantio de diferentes cultivos, protegendo-os dos eventos e intempéries da natureza. Segundo estudo Mercado Brasileiro de Flores e Plantas Ornamentais da Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, 85% dos cultivos de flores e plantas ornamentais em vasos estão sob estufa. Entre as mais cultivadas estão os crisântemos, rosas, orquídeas, lírios e gérberas.

Além de controlar o clima no ambiente fechado, evitando o risco de perda em caso de chuvas fortes, geadas, ventos, seca extensa ou incidência direta do sol, o uso das estufas acelera os processos fisiológicos favorecendo o florescimento, permite o planejamento sobre o florescer das plantas em épocas específicas, contribuindo para produtividade ao longo de todo o ano, ou até nos períodos adequados para as épocas de maior demanda, como Dia das Mães ou Dia dos Namorados, por exemplo.

“As estufas são aliadas fundamentais para criar microclimas e gerar flores mais saudáveis e bonitas, com maior sustentabilidade e rentabilidade para o produtor”, explica Daniella La Torre, especialista técnica de aditivos para plásticos da BASF Américas. Porém, assim como as plantas, os plásticos que fazem a cobertura das estufas também são sensíveis às intempéries e podem sofrer degradação pela ação dos raios UV e dos agroquímicos, que apoiam a saúde dos cultivos. “Para aumentar a vida útil do material, apoiamos os fabricantes de filmes agrícolas com aditivos antioxidantes e estabilizantes à luz inovadores e de alta performance, e com tecnologia que inclui resistência aos defensivos”.

Para apoiar a produção dos filmes para estufas que garantem a proteção das plantas, o portfólio Tinuvin® NOR® protege e prolonga a durabilidade da cobertura. Essa proteção aprimorada aumenta a qualidade do cultivo, com proteção UV adequada e reduz o desperdício de plástico, porque garante longa vida útil e a possibilidade de reciclagem do material.

O recém-lançado Tinuvin® NOR® 211 é um sistema de estabilização exclusivo que pode ser usado nas coberturas expostas a alta intensidade de radiação UV, de calor e de produtos químicos presentes. Já, o Tinuvin® NOR® 356 protege e prolonga a vida útil dos filmes agrícolas que estão expostos a altos níveis de radiação UV, calor e tratamentos de cultivos com o enxofre elementar e compostos aprovados para agricultura orgânica certificada, visando a prevenção de doenças nas plantas e a fertilização do solo.

A escolha do filme plástico adequado para a construção das coberturas oferece a proteção de acordo com cada necessidade, aumenta a eficiência da produção, garante melhor qualidade das flores e longo uso para as estufas, tornando os agricultores mais competitivos. 

Sobre os aditivos para plásticos da BASF

A BASF é uma fornecedora, fabricante e parceira de inovação líder em aditivos plásticos. Seu portfólio abrangente e inovador de produtos inclui aditivos que proporcionam facilidade de processamento e resistência ao calor e à luz para uma variedade de polímeros e aplicações, incluindo artigos moldados, filmes, fibras, folhas e perfis extrudados. O portfólio é constantemente analisado, avaliado e ativamente aprimorado em direção a soluções que fazem uma contribuição maior para a sustentabilidade. Mais informações sobre aditivos plásticos: Plastic Additives.

O negócio de aditivos para plásticos da BASF faz parte da divisão de Químicos de Performance da empresa. O portfólio da divisão também inclui soluções para combustíveis e lubrificantes, bem como produtos químicos para campos petrolíferos e soluções de mineração. Clientes de uma variedade de indústrias, incluindo produtos químicos, plásticos, bens de consumo, energia e recursos e automotivo e transporte se beneficiam de nossas soluções inovadoras. Para saber mais, visite Performance Chemicals.

Sobre a BASF

Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores nos países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 68,9 bilhões de euros em 2023. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.

Por BASF

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Os resultados apresentados em evento no Ministério de Minas e Energia mostram que o aumento de 30% da mistura de etanol na gasolina, além de garantir benefícios ambientais, também vai impulsionar a economia nacional.  
Programa da UFSCar em parceria com a CFS e Fundepag oferece 19 vagas para formação de especialistas na preservação da biodiversidade
País amplia oportunidades comerciais e consolida liderança na oferta de alimentos
Últimos dias: Inscrições para a premiação vão até o dia 20 de março