Search
Close this search box.

De Olho no Material Escolar completa três anos na defesa da educação de qualidade e na superação dos desafios estruturais do setor

14 de junho de 2024

Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
Compartilhe no WhatsApp
De Olho no Material Escolar completa três anos na defesa da educação de qualidade e na superação dos desafios estruturais do setor

Criada em junho de 2021, a partir de um movimento organizado pela sociedade civil para revisar os conteúdos incorretos sobre o agronegócio nos livros didáticos, com dados científicos, públicos e atualizados, e fontes qualificadas, a associação De Olho no Material Escolar está completando três anos com muitos resultados. E ampliou sua atuação institucional para ajudar o País a enfrentar os desafios estruturais do setor educacional, único caminho para seguirmos relevantes num cenário cada vez mais competitivo.

image 11

Hoje a DONME é o maior movimento do tipo no Brasil, tem presença nacional, apoio de mais de 40 grandes empresas, curadoria técnica de instituições científicas; está presente nos principais eventos do agronegócio, já sensibilizou mais de 30 mil alunos e professores no “Vivenciando a Prática”, que mostra a realidade de inovação, sustentabilidade e oportunidades do setor; lançou uma Agroteca com mais de 300 conteúdos online; tem relacionamento com os principais atores e decisores de políticas públicas, além de editoras que alcançam um universo potencial de mais de 30 milhões de alunos.

Além disso, tem participação institucional/técnica na discussão do projeto de lei do Plano Nacional de Educação 2024-2034, que começa a tramitar no Congresso Nacional; e monitora tendências e pautas legislativas relativas a educação.

image 10

“Não faltam desafios à melhoria da educação no Brasil, mas alguns países conseguiram dar a volta por cima em uma geração, com foco e políticas consistentes, o que nos motiva a propor e cobrar soluções. Precisamos priorizar alguns eixos para promover essa jornada de aprendizado na próxima década, como alfabetização na idade correta para todas as crianças, formação e estímulo aos professores, investimento em cursos técnicos e profissionalizantes”, explica Letícia Jacintho, presidente da De Olho no Material Escolar.

Alguns números relevantes:

-Maior movimento no Brasil na defesa da informação de bases científicas, atualizadas e de fontes públicas e qualificadas. Um olhar especial sobre conteúdos do agronegócio, importante para o futuro do País.

-Presença nas cinco regiões do País, mais de 300 associados e parceiros em 17 estados  e em mais de 100 cidades, um público qualificado e engajado.

-Apoio de mais de 40 grandes empresas do setor, como Jacto, John Deere, Cocred, Coopercitrus, Stara, New Holland, Coplacana, Colombo, Romancini.

-Curadoria científica de instituições científicas renomadas como Embrapa, Esalq-USP e Instituto de Zootecnia (IZ).

-Relacionamento com as principais frentes parlamentares ligadas ao agronegócio, assim como lideranças, influenciadores, entidades setoriais, sociedades e sindicatos rurais.

-Quase 30 mil estudantes e professores sensibilizados pelo programa “Vivenciando a Prática”, de imersão na realidade do agro em propriedades, agroindústrias e grandes eventos setoriais.

-Mais de 300 conteúdos disponíveis na Agroteca Digital, online, 100% gratuita e com linguagem descomplicada – aulas, vídeos, artigos, games, infográficos. Veja mais em (https://deolhonomaterialescolar.com.br/agroteca/

-Relacionamento institucional com as maiores editoras de material didático do País, como Poliedro (mais de 700 escolas associadas e mais de 220 mil estudantes), Instituto Alfa e Beto (presente em 20 estados, mais de 2,5 milhões de alunos), Bernoulli (900 escolas parceiras, 300 mil estudantes), Grupo Somos (29 milhões de alunos em todo o País), Mackenzie. No total, mais de 30 milhões de estudantes potencialmente impactados.

-Presença nos principais eventos setoriais, tanto do agro quanto da educação.

-Monitoramento de tendências e pautas legislativas em educação. Participação institucional na discussão do projeto de lei do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Mais informações sobre os eixos de atuação da De Olho no Material Escolar estão disponíveis em https://deolhonomaterialescolar.com.br/ ou em nossas redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, TikTok).

Por De Olho no Material Escolar

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O Porto, em conjunto com o operador portuário responsável, montou a logística necessária para o recebimento da carga
Inteligência artificial na colheita e distribuição, inteligência artificial no acesso a crédito e influência da China são algumas das inovações no agro
Além do imposto zero para os alimentos, projeto de lei propõe redução de custos dos insumos e trata do crédito ao produtor