Search
Close this search box.

Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite tem alta de 0,3% em outubro

14 de novembro de 2023

O custo de produção de leite cresceu 0,3% em outubro, repetindo a variação ocorrida no mês anterior, de acordo com o ICPLeite/Embrapa.
Compartilhe no WhatsApp
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite tem alta de 0,3% em outubro

Desta vez, na produção de leite, o agrupamento Sanidade e Reprodução apresentou variação de 0,7%, a maior registrada entre os grupos que compõem o indicador. Mas, devido a sua participação na ponderação do índice, Concentrado foi o grupo que mais causou impacto, puxado principalmente pela elevação do preço do milho. A variação deste grupo foi de 0,5 ponto percentual. O terceiro e último grupo a apresentar variação positiva foi Volumosos, que variou 0,3% em consequência do reajuste nos preços de adubos e novamente do óleo diesel. Os grupos Mão de obra e Minerais não variaram.

Por outro lado, dois grupos apresentaram deflação. O grupo Qualidade do leite registrou variação de -0,9% e o Energia e combustível apresentou queda de 0,3%, causada pela retração dos preços médios da gasolina. Os dados obtidos são apresentados no Gráfico 1.

image 9

O acumulado do ano se mantém negativo, mas a queda vem diminuindo gradativamente desde meados do ano. Em dez meses, a deflação acumulada foi de -3,9%. Os itens responsáveis por este resultado foram aqueles relacionados a alimentação. As quedas acumuladas nos grupos Concentrado, Minerais e Volumosos foram muito expressivas. Isso se somou aos pesos relativos elevados de cada um destes grupos no cálculo do ICPLeite/Embrapa.

Energia e combustível a maior variação acumulada na produção de leite

Por outro lado, o grupo com maior variação acumulada no ano foi o de Energia e combustível, com aumento superior a 20%, seguido de Qualidade do leite e Mão-de-obra, todos com variação positiva na casa dos dois dígitos. O grupo Sanidade e reprodução também apresentou variação elevada. Os dados de variação acumulada nos cinco bimestres do ano, por grupo de custo de produção, são apresentados no Gráfico 2.

image 10

Em doze meses, o ICPLeite/Embrapa apresentou uma deflação de -5,8%. A queda acumulada no período também vem diminuindo desde o meio do ano. Volumosos, Concentrado e Minerais, os três grupos que compõem a alimentação do rebanho, tiveram retração acumulada de custos de dois dígitos, sendo os responsáveis por este resultado. Os demais quatro grupos registraram inflação, sendo que três grupos acumularam variação de dois dígitos, com destaque para Qualidade do leite, que acumulou quase 30% de inflação no ano móvel. Os dados são apresentados no Gráfico 3. 

image 11

Por Paulo do Carmo Martins, Manuela Sampaio Lana, Samuel José de Magalhães Oliveira e Alziro Vasconcelos Carneiro, Pesquisadores e Analistas em economia da Embrapa Gado de Leite

De: Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Mapa planeja apresentar um estudo à Organização Mundial de Saúde Animal para reconhecimento internacional dos estados envolvidos como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Além das ensacadoras, o governo também entregou um silo à Prefeitura de Nova Venécia.
A produção brasileira de sêmen bovino (raças de corte e de leite) em 2023 foi de 19,431 milhões de doses, recuo de 22% ante os 24,757 milhões de doses do ano de 2022.
Uma recente diretiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em dezembro de 2023, além das fórmulas infantis, permite o consumo de leite de vacas pasteurizado por bebês a partir dos seis meses de idade