Cooperativas de crédito se organizam em sistemas e ganham escala no Brasil com foco no atendimento

20 de dezembro de 2024

Análise da Bain aponta que Brasil já conta com 768 cooperativas e mais de 19 milhões de cooperados, o equivalente a 9% da população brasileira Entre 2019 e 2023, registraram uma taxa de crescimento anual composta de 27% Fora das capitais e regiões metropolitanas a incidência das cooperativas como banco principal de pessoas jurídicas já atinge os 14%
Compartilhe no WhatsApp
Cooperativas de crédito se organizam em sistemas e ganham escala no Brasil com foco no atendimento

Um levantamento da Bain & Company mostra que as cooperativas de crédito, instituições sem fins lucrativos que oferecem produtos e serviços financeiros, já alcançam mais de 19 milhões de cooperados no Brasil, o equivalente a 9% da população brasileira. Trata-se de um crescimento de 64% quando comparado aos 11,6 milhões de cooperados em 2019. 

Embora o número de cooperativas tenha caído 12% nos últimos quatro anos, atualmente existem 768 cooperativas e, aproximadamente, 70% delas se organizam em sete principais sistemas que concentram 93% dos cooperados. 

De acordo com a análise da Bain & Company, as cooperativas representam 6% da carteira de crédito ativa do Brasil e têm crescido de forma acelerada. Entre 2019 e 2023, registraram uma taxa de crescimento anual composta de 27%, duas vezes acima do restante do setor. Além disso, as cooperativas conseguiram sustentar um crescimento de margem sobre intermediação financeira de aproximadamente 20% ao ano nos últimos 5 anos, quatro vezes acima do restante do setor. 

A carteira de crédito PF das cooperativas tem maior dependência do crédito rural (41%), enquanto bancos tradicionais se concentram mais em habitacional (31%), consignado (18%) e cartão de crédito (16%).

Pesquisa mapeia satisfação de empresas com as cooperativas

Uma nova pesquisa NPS Prism, da Bain, com quase 80 mil empresas, descobriu  que a incidência das cooperativas como banco principal saltou de 6%, em 2020, para 9% neste ano. Fora das capitais e regiões metropolitanas, a incidência das cooperativas como instituição financeira principal já atinge os 14%. 

Elas têm elevado continuamente sua penetração no território nacional, em especial nas pequenas e médias empresas localizadas fora dos grandes centros. Quase 70% dos respondentes que apontaram uma cooperativa como banco principal de relacionamento da sua empresa estão localizados fora de capitais e regiões metropolitanas. Além disso, cerca de 90% são companhias com faturamento inferior aos R$ 5 milhões anuais.

O avanço das cooperativas tem sido acompanhado de níveis elevados de NPS, acima da média das instituições financeiras tradicionais e em patamares muito próximos ao dos bancos digitais. No acumulado dos últimos 12 meses, as cooperativas, combinadas, registraram NPS médio de 65, apenas 4 pontos atrás do banco líder em NPS.

A ênfase na qualidade do atendimento humano das cooperativas tem sustentado os bons resultados. A análise do NPS Prism mostrou que os clientes das principais cooperativas concentram boa parte de suas interações com o banco através de seus gerentes e até diretamente nas agências, com níveis elevados de satisfação. 

Cinco pontos para entender o crescimento do setor

  1. Relacionamento próximo: Alta capilaridade e presença em regiões do interior e de menor densidade; proximidade do cliente e senso de pertencimento e comunidade; flexibilidade de atuação na ponta
  2. Vantagens do cooperativismo: discurso comercial explorando benefícios do cooperativismo como distribuição das “sobras” e  taxas atrativas
  3. Diminuição do gap digital e alavancagem do canal humano: melhora da experiência digital aliada a uma excelente experiência pessoal e na agência
  4. Fechamento do gap de produtos: oferta de cooperativas evoluíram de maneira significativa nos últimos anos e já se aproxima da oferta de bancos para clientes PF e PJ
  5. Consolidação: movimentos de incorporação das cooperativas singulares geram mais competitividade e escala
Credito
Cooperativas de crédito se organizam em sistemas e ganham escala no Brasil com foco no atendimento
Nivel Superior
Cooperativas de crédito se organizam em sistemas e ganham escala no Brasil com foco no atendimento
Produtos de credito
Cooperativas de crédito se organizam em sistemas e ganham escala no Brasil com foco no atendimento

Por Bain & Company

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Documentário protagonizado por Carmen Perez, com a participação de Temple Grandin e do prof. Mateus Paranhos terá uma sessão exclusiva para convidados na noite de 25 de Março. A empresária e diretora da Planalto Tratores, Priscilla Nunes Cunha é co-anfitriã da première em Goiânia, acredita no projeto e é a responsável por levar o filme para o Cinex do Oscar Niemeyer.
Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões em programa exclusivo para startups paulistas, que oferece capacitações, mentorias e uma conexão direta com o mercado
Apesar disso, dezembro teve retração de 0,5%, correspondendo ao segundo mês consecutivo de queda interanual, o que traz preocupações para o desempenho do setor neste ano.
Evento será realizado de 7 a 11 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO)