Search
Close this search box.

Conexão e muitos negócios são os resultados da Feira Internacional do setor de frutas flores legumes e verduras

6 de setembro de 2023

A feira foi um sucesso com mais de 2.500 profissionais que visitaram e fizeram negócios com 120 marcas.
Compartilhe no WhatsApp
Conexão e muitos negócios são os resultados da Feira Internacional do setor de frutas, flores, legumes e verduras
Foto: Diário Zona Norte

A The Brazil Conference & Expo, feira internacional da indústria de frutas, flores, legumes e verduras realizada pela IFPA no Brasil e organizada pela Francal Feiras, foi considerada um sucesso com mais de 2.500 profissionais que visitaram e fizeram negócios com 120 marcas.  

“Foram dois dias de muita conexão, negócios, informação e integração do setor. Vai demorar umas semanas para ter ideia do balanço dos negócios nacionais e internacionais, mas todos saíram do evento com a certeza de muitos interesses comerciais que vão valer pelo ano. A The Brazil Conference & Expo é muito segmentada, por isso recebemos varejistas de todo o país, de hortifrutis às grandes redes e esse ano costuramos uma importante aproximação com o setor de foodservice e com o Secretário de Agricultura do estado de S. Paulo que prestigiou a abertura do evento e ficou encantado com a área de exposição”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA no Brasil.  

Uma delegação do Chile visitou a feira e fez muitos negócios com redes varejistas. O Country Manager da IFPA no Chile, Ivan Correa, disse que em 2024 vai trazer uma delegação de supermercadistas para ampliar a importação de produtos brasileiros, em especial de frutas. 

A Conferência contou com conteúdo rico em informações para tomada de decisão com os números globais do setor de FFLV, tendências e perfil do novo consumidor, o aumento de hortifrutis para a cadeia do foodservice e uma palestra motivacional do ex-técnico de vôlei, Bernardinho. 

Lançamentos, inovação e desafio global na feira

A feira contou com mais de 40 lançamentos, com uma tendência de licenciamento de personagens infantis para frutas e legumes, com objetivo de sensibilizar as crianças, novas embalagens com produtos adequados para solteiros e famílias pequenas, assim como opções para consumo imediato. Também houve lançamentos de frutas orgânicas e novos sabores de uvas. “Os produtores estão sensíveis à demanda do consumidor e ver marcas convencionais lançarem orgânicos mostra mais um passo para aumentar o consumo de FLV”, diz Alex Lee, CEO da marca Rio Bonito e vice-presidente do Conselho da IFPA. 

Uma inovação desta edição foi mostrar produtos tecnológicos no Espaço Startup e nas empresas de rastreabilidade, certificações e auditoria exclusivo para o setor. “Ter empresas de tecnologia e startups é um diferencial da feira. Esse ano fizemos muitos negócios, foi excelente o resultado para novas oportunidades”, disse Giampaolo Buso, da empresa de tecnologia PariPassu. 

O desafio mundial é aumentar o consumo de produtos frescos e no Brasil esse trabalho de sensibilizar o consumidor é maior. “Diariamente, qualquer pessoa devia comer 400g de FLV, mas o brasileiro consome menos de 150g. Podemos  aumentar a produção, diminuir o desperdício e equilibrar o preço final. Fazemos campanhas de sazonalidade, promovemos treinamentos para o varejo, conectamos a cadeia para superar esse desafio”, diz Junior Lucato.  

“Este é um momento desafiador para os produtores em todo o mundo. A IFPA está posicionada de forma única para apoiar as necessidades específicas dos produtores, bem como garantir que eles estejam conectados ao resto da indústria. Nosso objetivo é aumentar a influência no mundo, garantir que programas e recursos apoiem globalmente os associados, os ajudem a enfrentar desafios de sustentabilidade e que os consumidores aumentem o consumo de produtos frescos.”, pontua Miriam Wolk, diretora de associados da IFPA. 

Sobre a IFPA – A International Fresh Produce Association é a maior e mais diversificada associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos de frutas, flores, legumes e verduras. 

Por Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Dados mostram que serão produzidos 193,15 mil litros, abaixo do recorde de 580,22 mil litros do período anterior
Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
Essa parceria confirma a missão do AgroApp que é levar informações de qualidade para o produtor rural e profissional do campo.
Na comparação com a média diária de junho de 2023, há queda de 16,6% no valor obtido diariamente pelas exportações de açúcar em junho de 2024.