Search
Close this search box.

Concurso de Carcaça Angus de Mineiros premia a Fazenda Santa Inez

10 de outubro de 2022

O Concurso de Carcaça Angus, de acordo com Borges, foi marcado pela união entre os envolvidos para a execução do evento
Compartilhe no WhatsApp
Concurso de Carcaça Angus de Mineiros premia a Fazenda Santa Inez conquista
Ao todo, 276 fêmeas foram certificadas pelos técnicos do Programa Carne Angus Certificada – Foto: Divulgação/Angus

Marcada pela qualidade e padronização dos animais, a Fazenda Santa Inez, de Trindade (GO), saiu vencedora do Concurso de Carcaça Angus em Mineiros (GO). A propriedade, de Luiz Cesar Costa Monteiro, conquistou o título de campeã da prova com o lote 5, que alcançou 85,55 pontos. Ao todo, 276 fêmeas foram certificadas pelos técnicos do Programa Carne Angus Certificada após oito horas de abate na unidade do Frigorífico Marfrig. “Podemos conferir no gancho animais de alto padrão racial, jovens e muito bem-acabados”, avalia o subgerente do Programa, Maychel Borges.

De acordo com Monteiro, o título é resultado do manejo realizado na fazenda para entregar animais cada vez mais pesados e com bom acabamento. “Nós demos raçõezinhas para elas a partir de fevereiro, 500 gramas, pouca coisa, e mantemos pastos bons na fazenda. Esse trabalho iniciado em fevereiro, com a colocação de produtos, energéticos proteinados, fez com que elas chegassem ao confinamento já com estado de carne bom, mais gordas do que nos outros anos”, explica. Isso fez, de acordo com ele, com que o lote campeão alcançasse um acabamento muito bom, visto no concurso.

O mérito de reservado campeão foi arrematado pela Fazenda Primavera II, de Caiapônia (GO), de Lois Alexandre Paiva Freitas, com o lote 14. A pontuação atingida foi de 84,44. A Fazenda Morro Alto, de Doverlândia (GO), levou o título revelação. Comandada por Marcos Antônio Vilela Oliveira, a propriedade alcançou 71,87 pontos com o lote 22.

Concurso após a pandemia

Retomando após pausa em função da pandemia, o concurso, de acordo com Borges, foi marcado pela união entre os envolvidos para a execução do evento. “O concurso retornou com grande força justamente pela união dos elos, do frigorífico através da compra de gado, dos técnicos do Programa Carne Angus Certificada, e dos produtores, que sem eles a disputa não teria sentido”, ressalta. O subgerente do Carne Angus acrescenta que “a prova é uma forma de o produtor avaliar sua produção frente à de outros usuários da genética Angus, a fim de evoluir na entrega de carne de qualidade ao mercado”.

A disputa no gancho também ocorrerá no Frigorífico Silva no RS (14/10), nas unidades da Marfrig em MS (28/10) e em SP (10/11), e no Frigorífico Verdi em SC (2/12).

Fonte: Angus

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Uma jornada de imersão na pecuária de confinamento americana revela práticas inovadoras e abre novas perspectivas para o agronegócio brasileiro
A feira contou com 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos
Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense