Como será o clima no Brasil em janeiro?

7 de janeiro de 2025

A previsão indica chuvas concentradas em grande parte das Regiões Norte, Nordeste e Sul do país
Compartilhe no WhatsApp
Como será o clima no Brasil em janeiro?

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica chuvas entre a média climatológica (tom cinza) e acima da média (tom azul) em grande parte das Regiões Norte, Sul e do leste e norte do Nordeste. No entanto, em algumas áreas dessas Regiões, como Rondônia, sudeste e norte do Pará, sul e norte do Tocantins, região central do Maranhão, oeste da Bahia e sul do Rio Grande do Sul, os acumulados poderão variar entre próximo e abaixo da média histórica, conforme representado pelos tons cinza e amarelo no mapa da Figura 1a.

Por outro lado, em São Paulo e áreas localizadas no centro-sul do Rio de Janeiro, os acumulados poderão ficar na normalidade ou acima da média (tons azuis), enquanto que Minas Gerais e Espirito Santo poderão registrar precipitação abaixo da média (tom amarelo).

Na Região Centro-Oeste, a previsão aponta para precipitação dentro da normalidade e acima da média em grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Porém, em Goiás e áreas no noroeste e sudeste do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ficar abaixo da climatologia.

TEMPERATURA

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país (tons em amarelo e laranja no mapa da Figura 1b), com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso (tons em vermelho), principalmente no norte do país, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28ºC.

Em áreas pontuais do Amazonas, Amapá, sudoeste do Paraná, leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média (tons em cinza e azuis no mapa da Figura 1b), devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura.

Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de janeiro de 2025.

Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de janeiro de 2025.

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Por MAPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A rodada técnica é um projeto-piloto inovador, que atendeu aos núcleos de atuação do instituto e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), alcançando um público estimado de cerca de 600 pessoas.
A colheita da safra 2024/25 de soja está próxima do fim e aumenta a oferta do grão no mercado nacional. Com isso, o ritmo de negociações no Brasil se intensificou nas últimas semanas, segundo pesquisadores do Cepea.
As tarifas dos EUA sobre o transporte marítimo geram preocupação no setor de biocombustíveis. Especialistas alertam que as regras podem aumentar os custos e prejudicar as exportações de etanol e produtos agrícolas. A China pode recorrer a outros fornecedores, agravando o impacto no comércio com os EUA.
Prejuízo dos exportadores com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates foi de R$ 8,9 milhões no mês passado