Dan’s Boy Skippy, um dos grandes destaques trazidos pela SKR

Um pouco da história desse reprodutor que em curto espaço de tempo se tornou o carro-chefe do famoso sufixo “SKR” e referência no criatório Quarto de Milha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dan’s Boy Skippy, um dos grandes destaques trazidos pela SKR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seguindo a trilha dos importantes exemplares trazidos ao Brasil pela Swift King Ranch, desta vez vou contar um pouco da história de Dan’s Boy Skippy (foto). Nascido em 22/03/1969, no Estado de Pottstown (EUA), esse filho de Dan’s Sugar Bars e Stardeck Skippy (That’s My Boy), desembarcou na Fazenda Bartira, em Rancharia (SP), no dia 30 de agosto de 1974, tornando-se o carro-chefe do famoso sufixo “SKR”, e contribuindo sobremaneira para a expansão da raça Quarto de Milha pelo país.

Para Cláudio José Damacena, que nasceu, cresceu e trabalhou por muitos anos até se tornar gerente da empresa, Dan’s Boy Skippy foi um ícone entre tantos animais de destaque trazidos pelos norte-americanos. “O Dan’s Boy era um cavalo de comportamento dócil, com sangue de velocidade, mas com cow sense apurado. Por isso, tornou-se por um longo período o Reprodutor Chefe da King Ranch”, revelou Cláudio.

Destaque na reprodução

Mesmo desaparecido em julho de 1995, aos 26 anos, Dan’s Boy Skippy deixou 512 filhos, entre eles 69 animais em campanha que acumulam atualmente 1.442 pontos no Registro de Mérito da ABQM, assim distribuídos: Laço Individual Cronômetro com 520 pontos; Três Tambores (360); Laço em Dupla (232,5); Seis Balizas (156); Apartação (51); Rédeas (42); Cinco Tambores (26); Laço Individual Técnico (14); Team Penning (13,5); Laço Cabeça (8,5); Laço Pé (7); Maneabilidade e Velocidade (5,5); Western Pleasure (4); e Conformação (2).

Os primeiros títulos obtidos por seus filhos foram para a Conformação, com o cavalo Macaco SKR e a égua Macanuda SKR. Já no Trabalho, destacaram-se os campeões Nacionais: Panasco SKR; Nagô SKR; Short Cutacross KRB; Eldorado KRB (tricampeão de Laço de Bezerro – Cron. e Téc. Amador, além de obter o título do Congresso da Amador); Elegante KRB (também vencedor do Congresso de Laço Individual); Obrigativo SKR; Totem SKR; Go Sugar KBR; e da sua última geração Icon Skippy KRB, reprodutor na fazenda Formosa.

Outro vencedor do Congresso foi Remamba Me KRB, no Team Penning (Jovem Principiante).  Pelo Potro do Futuro, destacaram-se Cesare Borgia KRB e Uist Islander KRB. Já na Corrida, produziu os Registros de Mérito: Nescau SKR, Ortivo SKR, Naipada SKR, Nativo SKR, entre outros.                                                        

Por todo seu desempenho e representatividade para o plantel nacional, Dan’s Boy Skippy foi homenageado em 2017 com o honroso título do Hall da Fama ABQM.

Por Abdalla Jorge Abib

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Leia também