Search
Close this search box.

Colheita recorde prevista para 2024/25 deverá intensificar desafios em transporte e armazenagem no agro

30 de agosto de 2024

Aumento de custos entre 10% a 12% preocupa setor
Compartilhe no WhatsApp
Colheita recorde prevista para 2024/25 deverá intensificar desafios em transporte e armazenagem no agro

Os custos logísticos no agronegócio, abrangendo transporte e armazenagem, estão projetados para um aumento de 10% a 12% na safra 2024/25. Essa elevação é impulsionada pela expectativa de uma colheita superior no próximo ciclo, conforme afirmou Fernando Pauli de Bastiani, analista de Pesquisa da Esalq-LOG, durante o primeiro dia da 5ª edição do evento DATAGRO Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão, realizado na terça-feira (27) em Cuiabá-MT. O encontro, organizado pela DATAGRO, termina até esta quarta-feira (28).

Bastiani destacou que safras maiores naturalmente sobrecarregam a infraestrutura logística do país, particularmente em transporte, onde o Brasil enfrenta um desequilíbrio devido à predominância do modal rodoviário em detrimento de ferrovias e hidrovias. Além disso, há um problema significativo na estocagem, com um déficit crônico de armazéns disponíveis.

“Segundo a FAO, o ideal é que um país tenha capacidade de armazenar cerca de 130% de sua produção agrícola. No Brasil, esse percentual é de aproximadamente 70%,” explicou Bastiani. Já Thomé Luiz Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab, complementou informando que, na safra de verão de 2023/24, a capacidade de armazenagem no Brasil já estava no limite.

Outro ponto crítico mencionado por Bastiani foi o escoamento da produção. No Brasil, entre 50% e 60% das cargas são transportadas por rodovias, o que é ineficiente dado o tamanho continental do país. Isso resulta em maiores custos logísticos e impacta negativamente a competitividade do setor agroindustrial.

Por Jornal Cana

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Os números contabilizam os incêndios registrados no fim de semana dos dias 24 e 25 de agosto e as ocorrências subsequentes até a quarta-feira (4).
Equipe técnica realizou processo de inseminação em tempo fixo em ovinos e caprinos dos produtores agrofamiliares cadastrados
País vive a maior estiagem em 40 anos, aponta Barchart; produtores relatam os efeitos da estiagem