Search
Close this search box.

CNA promove Circuito de Resultados do Campo Futuro nas cinco regiões

29 de agosto de 2023

Eventos vão divulgar os custos de produção da pecuária de corte e de leite, grãos, cana-de-açúcar, café e cacau
Compartilhe no WhatsApp
CNA promove Circuito de Resultados do Campo Futuro nas cinco regiões

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai promover o “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro” para divulgar os custos de produção das atividades de pecuária de corte e leite, grãos, cana-de-açúcar, café e cacau em cinco estados brasileiros.

Os eventos serão realizados durante o mês de setembro, em Carazinho (RS), Maceió (AL), Goiânia (GO), Caconde (SP) e Altamira (PA), com o apoio das federações estaduais de agricultura e das instituições de pesquisas parceiras do projeto. O principal objetivo da iniciativa é aumentar a eficiência produtiva no campo.

Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, os cinco eventos irão coroar as atividades do Projeto Campo Futuro em 2023. “Depois de uma jornada intensa de levantamentos dos dados de custo de produção das diversas atividades agropecuárias pelo país, chegou a hora de levar aos produtores conhecimento e informações para amparar as decisões no campo”.

Durante os eventos serão apresentadas análises de custos de produção e informações relacionadas às perspectivas de mercado, gestão comercial, bioinsumos e controle biológico em culturas agrícolas, gestão de riscos e financiamento privado, estratégias de comercialização e proteção de preços, entre outras.

Projeto Campo Futuro / CNA

A iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos de produção da agropecuária e geração de informação para o gerenciamento rural.

Neste ano, foram levantados os custos de produção de 34 atividades, divididas entre cereais, fibras e oleaginosas (soja, milho, arroz, algodão, trigo, aveia, feijão e sorgo), frutas (mamão, cacau e banana), hortaliças (alface, cebola, batata e pimentão), silvicultura (pinus, eucalipto e borracha), café (arábica e conilon), pecuária de leite, avicultura (corte e postura), suinocultura (independente e integrado – UT e UPL), aquicultura (tilápia, pangassius e camarão) e pecuária de corte (sistemas de cria, recria, recria e engorda e confinamento).

Os encontros para coleta de informações são chamados de painéis e reúnem produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.

Confira a programação do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:

12/09 – Grãos/Carazinho (RS)
13/09 – Cana/Maceió (AL)
14/09 – Pecuária de corte e de leite/Goiânia (GO)
19/09 – Cacau/Altamira (PA)
20/09 – Café/Caconde (SP)

Por CNA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Durante cinco anos, o bioproduto impactou positivamente a soma de mais de 10 milhões de hectares que receberam o produto
José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados, explica principais elementos das pesquisas do setor de piscicultura
O fundo é uma resposta às demandas do setor produtivo paulista, que destacou a necessidade de um fundo indenizatório para garantir segurança aos pecuaristas em emergências sanitárias.
Apesar da isenção para a produção primária, as regras do SBCE podem impactar os custos dos insumos agropecuários