Ciência Florestal e as novas tecnologias 

A Esalq/USP é uma das coordenadoras do projeto Siflor Cerrado que utiliza uma plataforma online identificando gratuitamente espécies florestais com aptidão ao cerrado
Compartilhe no WhatsApp
Ciência Florestal e as novas tecnologias 
Siflor Cerrado cumpre a missão de levar informação consolidada ao produtor – Foto: Divulgação/Fabio Torrezan

Para contornar as restrições climáticas e potencializar a produtividade no cerrado brasileiro, o projeto Siflor Cerrado nasce para recomendar ao produtor espécies florestais e clones para o cultivo do componente florestal em sistemas de monocultivo e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. 

O lançamento da plataforma ocorreu na tarde desta quarta-feira, 16/3, em Piracicaba (SP), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), uma das instituições coordenadoras do projeto. 

“O Siflor Cerrado identifica espécies arbóreas segundo a aptidão da propriedade. Isso agiliza o trabalho do produtor, que pode potencializar a produtividade na sua área”, comenta Luciana Duque Silva, docente do departamento de Ciências Florestais da Esalq, coordenadora do projeto. 

Para Fabiana Villa Alves, Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Siflor Cerrado cumpre a missão de levar informação consolidada ao produtor. “Essa tecnologia garante sustentabilidade econômica e ambiental ao produtor baseada em ciência. Trata-se de uma parceria com diferentes entidades públicas e privadas que dá ao usuário a oportunidade de tomar decisões acertadas”. 

O projeto está formado como aplicativo gratuito que pode ser acessado por computador ou dispositivos móveis e traz a recomendação de espécies florestais e clones. Traz ainda dados biofísicos que auxiliam no planejamento da implantação do componente florestal. Todas essas informações estão disponíveis por geolocalização, para produtores rurais e profissionais ligados à cadeia de florestas comerciais. 

“Além do aplicativo, o Siflor Cerrado disponibiliza duas publicações que podem ser obtidas gratuitamente, que trazem o embasamento teórico, a metodologia e o trabalho de campo e, ainda este ano, oferecemos treinamentos on-line de capacitação para interessados no projeto”, complementa a professora Luciana Duque Silva. 

Prospecções de campo 

Espécies – As recomendações elencadas no aplicativo são baseadas em prospecções de campo. Estão amostradas cerca de 1.800 parcelas em propriedades rurais localizadas no Bioma Cerrado, nestas foram avaliadas quantitativamente e qualitativamente 88 espécies florestais e clones, de Eucalipto, Pinus, Cedro australiano, Mogno africano e Teca. 

Iniciativa e equipe 

Equipe – A iniciativa tem realização da Esalq/USP, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integra o Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da Embrapa Agricultura Digital. A estrutura digital envolveu profissionais da Langtech e Triângulos Tecnologia. 

Fonte: Esalq/Usp 

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Queijo do Marajó Fazenda São Victor recebe Medalha de Ouro e é eleito o Melhor Queijo do Pará; queijaria também conquista medalhas com doce de leite e manteiga de búfala.
Novo espaço nasce da parceria com a Physical Care Equine e reúne tecnologia, ciência e atendimento especializado para cavalos atletas e não atletas
Tecnologia de custo irrisório e alta durabilidade pode ser o próximo grande salto para enxergar o que acontece no solo e na planta antes que o prejuízo apareça.
A aquisição da JDE Peet’s pela Keurig Dr Pepper, avaliada em R$ 100 bilhões, transforma o mercado brasileiro de café e fortalece marcas como Pilão e L’OR. Entenda os impactos e mudanças após a transação bilionária.