Search
Close this search box.

Produtor rural terá canal direto para denúncia de praga em plantações de laranja

28 de outubro de 2023

Medida busca catalogar a localização de pomares abandonados ou mal manejados e conter o avanço do ‘greening dos citros’, doença que mais ameaça a citricultura no mundo
Compartilhe no WhatsApp
Produtor rural terá canal direto para denúncia de praga em plantações de laranja

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento lançou nesta quarta-feira, 25, um canal de denúncia contra pragas nas plantações de laranjas, conhecido como ‘greening dos citros’. A medida busca conter o avanço da Huanglongbing (HLB), doença altamente destrutiva presente em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A legislação brasileira define que é obrigatória a realização do controle eficiente do psilídeo em todos os pomares com plantas de citros e, nos pomares com até oito anos de idade, deve ser feita pelo produtor a eliminação de plantas sintomáticas.

Por meio da plataforma, a Defesa Agropecuária poderá se manter informada da localização de pomares de citros abandonados ou mal manejados e adotar ações de educação e conscientização do produtor. A iniciativa faz parte de uma série de medidas que serão adotadas pelo governo para controlar o greening, doença que mais ameaça a citricultura no mundo. 

Para reportar uma denúncia de ocorrência de praga, o produtor terá que acessar esta página (clique AQUI) e informar data, município de localização do pomar, idade aproximada das plantas e anexar uma imagem. Informar o nome do denunciante é opcional.

Produção Global da Laranja

O Brasil responde por 37% da produção global de laranjas e 64% da produção global de suco de laranja, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).  Os dados reforçam a importância da produção citrícola e a força do agronegócio brasileiro no mundo.

A produção aqui no país está concentrada principalmente no cinturão cítrico, entre São Paulo e Minas Gerais, com mais de 300 municípios dedicados a produzir a fruta.

Atualmente, são mais de 5 mil propriedades envolvidas na área que gera cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos. Aproximadamente 95% do suco de laranja produzido aqui no Brasil vai para o mercado externo e entre os principais clientes estão: a Europa, que é o principal mercado, seguido por Estados Unidos, China e Japão.

Por: JovemPan

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Mestre de torra da Mokado Lab de Cafés, da capital federal, supera 23 concorrentes e representará o Brasil no mundial da categoria, em Copenhagen, na Dinamarca
Rio grande do Sul havia colhido grande parte de sua produção de arroz antes das inundações
Este atraso da colheita pode ser atribuído a diversas condições climáticas adversas, especialmente no estado do Rio Grande do Sul.
Investimento em usina foi possível devido ao financiamento do Sicoob