Brucelose: vacinação vai até dia 30 de novembro

9 de novembro de 2022

A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas
Compartilhe no WhatsApp
Brucelose vacinação vai até dia 30 de novembro
A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas – Foto: Divulgação/Secretária de SP

Produtores tem até o dia 30 de novembro no Estado de São Paulo da etapa do 2º semestre de 2022 para vacinação contra Brucelose. Nesta etapa, devem ser vacinadas todas as fêmeas, bovinas e bubalinas, de três a oito meses de idade. A declaração da vacinação deve ser feita pelo produtor até o dia 07 de dezembro através do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A Brucelose bovina é uma doença que se caracteriza por afecções endêmicas como abortamento no terço final de gestação e é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie.

Vacinação obrigatória contra a Brucelose

A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação.

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado, que além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor.

A relação dos médicos-veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária para realizar a vacinação em diversos municípios do Estado de São Paulo está disponível em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/credenciados/. A emissão do atestado de vacinação contra brucelose pelo médico-veterinário cadastrado não dispensa a obrigatoriedade da declaração da vacinação.

Para manter e preservar o rebanho, a Defesa Agropecuária tem foco na obrigatoriedade da vacinação de bovinos com a vacina B19 ou RB51; no abate sanitário ou eutanásia de animais positivados com a doença e na apresentação de atestado negativo durante o transporte de animais destinados à reprodução ou ainda, para participação em feiras, exposições, leilões e eventos esportivos como rodeio e provas de team penning.

Fonte: Agricultura de São Paulo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

IZ e a empresa de consultoria Metrika visitaram a Universidade da Califórnia, Davis, e participam de evento global
União entre governos, instituições de pesquisa e produtores impulsiona a regulamentação e valorização dos queijos artesanais regionais, promovendo identidade cultural, segurança alimentar e desenvolvimento econômico no Brasil.
Evento realizado pela ABHB Associação Brasileira de Hereford e Braford e Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS), premiou criadores com melhores carcaças e lotes
Segmento de carnes e congelados embarcou mais de meio milhão de toneladas no Terminal em 2025