Search
Close this search box.

Brasil não realizará novos leilões de arroz, diz ministro

4 de julho de 2024

Carlos Fávaro admitiu "problemas" no primeiro leilão realizado
Compartilhe no WhatsApp
Brasil não realizará novos leilões de arroz, diz ministro

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou que o Brasil não realizará novos leilões para importar arroz , em entrevista à Globonews nesta quarta-feira (3).

“Tivemos problemas, é fato, nós cancelamos esses leilões. Mas o fato real é que, com a sinalização de disponibilidade do governo de comprar arroz importado e abastecer o mercado brasileiro, além da volta da normalidade em estradas, os preços do arroz já cederam e voltamos aos preços normais”, disse o ministro. 

O governo havia planejado leilões para comprar arroz importado e estabilizar a oferta e os preços do grão após as enchentes no Rio Grande do Sul , maior produtor nacional. Contudo, os leilões foram cancelados em 11 de junho devido a suspeitas de irregularidades.

Fávaro já havia indicado na semana passada à colunista do GLOBO Renata Agostini que não havia previsão ou certeza sobre a realização de novos editais para os leilões.

A Polícia Federal abriu um inquérito após duas empresas ligadas ao ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, serem selecionadas para intermediar a venda de arroz. Geller foi exonerado do cargo e nega qualquer irregularidade.

Fávaro mencionou que o governo tem um edital pronto e realizará uma reunião com a Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e representantes da indústria nesta quarta-feira (3)

“Vamos buscar alguns compromissos com eles, de estabilidade de preço, de logística e frete. Eles podem nos dizer o momento [para fazer] alguma intervenção do governo, se necessária. Por ora, é mais prudente [cancelar os leilões], já que os preços cederam, que a gente tome outras atitudes de estímulo à produção. Não se faz necessário novos leilões de importação”, completou Fávaro.

Por IG

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Medida Provisória pode facilitar repasses para prevenção e combate a queimadas. Texto prevê que estados e DF possam tomar empréstimos ou receber doações de agentes financeiros, mesmo em situações de irregularidade ou pendência fiscal
Estudo conduzido pela Agro Valley, governança de inovação do agronegócio da região, revela impactos econômicos do setor
Região completa 6 meses sem chuva considerável para os cafezais
Iniciativa entre MDA e GIZ promove uso sustentável da biodiversidade e fortalece cadeias de valor para agricultores familiares