Search
Close this search box.

Energia, recuperação muscular e mais: os benefícios da manga

26 de novembro de 2023

A manga é uma fruta de origem tropical reconhecida pela sua fonte de energia
Compartilhe no WhatsApp
Energia, recuperação muscular e mais: os benefícios da manga

A fruta é o alimento indispensável para auxiliar na performance de um atleta amador ou profissional. Assim, o seu consumo adequado também o favorece para uma vida saudável. Nesse sentido, a nutricionista da Clínica Sculpté Adriana Santamaria citou o consumo ideal de manga para esportistas.

O consumo ideal de manga para esportistas com ajuda na recuperação muscular
“Uma boa porção diária seria de uma xícara da fruta picada em torno de 130g da fruta pré ou pós treino. Pode ser uma sugestão interessante para grande parte das modalidades esportivas. Rica em vitaminas e minerais, participando do sistema imune e atuando com ação anti-inflamatória, importante para a recuperação do atleta a nível sistêmico”, confirmou Adriana em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Há de se lembrar de que não existe nenhuma diferença calórica para consumir carboidrato durante o período diurno ou noturno. Sendo assim, a manga desponta como sugestão de consumo e, principalmente, pelo auxílio nos exercícios físicos.

“A manga é uma fruta tropical rica em fibras e boa fonte de carboidrato. Sendo muito legal de incluir na dieta de esportistas, fornecendo energia para a boa prática de atividade física e auxiliando na recuperação de músculos e articulações”, explicou a nutricionista.

A importância da manga no dia a dia

São colocações que reforçam o papel energético da manga. Detalhe que essa fruta não é conhecida somente pela fonte calorias boas, mas por oferecer as vitaminas A, B2 e C e benefícios estéticos.

“Oferece ácido gálico, polifenol que além de ter propriedades anti-inflamatórias, age sobre as enzimas que atuam no envelhecimento e degradação do colágeno, que dentro de uma dieta saudável auxilia na prevenção da flacidez e manchas da pele”, enfatizou a nutricionista do Hospital São Marcelino Champagnat Camila Malafronte em contato com a reportagem do Sport Life.

História e dado
Manga é a fruta indiana, que “desembarcou” em solo brasileiro no século XVII graças aos colonizadores portugueses. Essa fruta também é velha conhecida dos asiáticos.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) disponibilizou os seus dados em 2019, que indicaram o Estado de Pernambuco como líder no cultivo de manga com a colheita de 518.231 t em uma área de 14.174/ha. Além disso, o órgão ainda destaca o Nordeste como principal produtor, cuja região responde por 77,3% da colheita nacional.

De Abrafrutas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Com 2,8 milhões de toneladas, o Brasil se posiciona como o maior exportador global de algodão, ultrapassando os Estados Unidos
Medida é para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O arroz será vendido ao consumidor pelo preço tabelado de R$ 4 por quilo
Projetos de lei que reduziriam a dependência brasileira da importação de fertilizantes, impulsionando a produção agropecuária sustentável e tornando o País mais competitivo.
Mestre de torra da Mokado Lab de Cafés, da capital federal, supera 23 concorrentes e representará o Brasil no mundial da categoria, em Copenhagen, na Dinamarca