Azeites gaúchos voltam a brilhar no Olivas no Cais 2025

7 de outubro de 2025

Edição 2025 do evento destacou a produção regional e o espírito de retomada do setor, aproximando consumidores e produtores em Porto Alegre (RS)
Compartilhe no WhatsApp
Azeites gaúchos voltam a brilhar no Olivas no Cais 2025
Foto: Di Fontoura/Divulgação

A capital gaúcha voltou a respirar os aromas e sabores do azeite extravirgem. Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre (RS), recebeu a edição 2025 do Olivas no Cais, iniciativa do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) com o Cais Embarcadero. Depois do cancelamento da edição anterior em 2024 em razão das enchentes que atingiram o espaço, o reencontro teve um significado especial, onde 36,8 mil pessoas circularam pelo local nos três dias e puderam conferir a qualidade do azeite extravirgem gaúcho.

O evento reuniu produtores, especialistas e o público em torno de uma programação dedicada à olivicultura, combinando degustações e experiências sensoriais. Durante os três dias, os visitantes puderam conhecer 15 diferentes marcas e rótulos produzidos no Rio Grande do Sul, além de aprender mais sobre o cultivo e os benefícios do azeite de oliva extravirgem. Um dos diferenciais do evento de 2025 foi a degustação de queijos e doce de leite, promovida pela Lactalis, harmonizando com os azeites. Apresentar novas combinações e formas de consumir os azeites de alta qualidade é um dos objetivos da feira.

Azeites do Sul

O presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, avalia o resultado como amplamente positivo. “Nosso grande objetivo foi mostrar que, mesmo após dois anos com quebras de safra, o azeite brasileiro, e em especial o azeite gaúcho presente aqui no Olivas no Cais, mantém sua qualidade e está disponível para o consumidor do Rio Grande do Sul”, afirma.

Obino Filho acrescenta que “todos que visitaram o evento e puderam degustar entenderam o que é um verdadeiro azeite, um produto que precisa ser valorizado e que não apresenta os defeitos comumente encontrados em prateleiras de mercado”. Para ele, esta edição representou a resiliência e a recuperação do setor, com esperança de boas condições climáticas e uma safra promissora em 2026, além da busca por novos canais de comercialização para os associados.

O evento contou com o patrocínio de Banrisul, BRDE e Lactalis e apoio de Sebrae e Fecomércio/RS. O Cais Embarcadero tem patrocínio de Corona, Coca-Cola, Claro, Pompéia, KTO, PremieRPet, Ulbra e O Boticário.

Por ASCOM IBRAOLIVA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Segundo a FecoAgro/RS preços da cultura decepcionam produtores e devem desestimular área para a próxima safra
Entidade reforça o papel do produtor rural na sustentabilidade e apresenta propostas para uma agenda climática tropical e produtiva
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro