O recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), será sede pelo 6º ano consecutivo, do Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha), que será realizado entre os dias 10 e 21 de julho. Esse, que é o maior evento realizado pela associação, marca os 55 anos da ABQM e está entre os maiores eventos da história da raça, segundo o que foi divulgado.
A associação está em Araçatuba desde 2019, resultado de uma parceria firmada com a Prefeitura e o Siran. O primeiro evento foi o Campeonato Nacional, em julho daquele ano, atraindo competidores e criadores do Brasil inteiro. Desde então, a entidade informa que vem contribuindo com o desenvolvimento do município de forma econômica e social.
Diretor da associação, Jamil Buchalla conta que de 2019 para cá, o impacto dos eventos oficiais da raça no município são extremamente impactantes do ponto de vista social e econômico. De acordo com ele, os visitantes, expositores e fornecedores movimentam a indústria, comércio, restaurantes, hotéis e diversos prestadores de serviços da região.
Ele conta que ao longo destes últimos anos, a ABQM investiu mais de R$ 7 milhões em infraestrutura no parque e movimenta mais de R$ 55 milhões por ano com os eventos. O comerciante Jymmy Beam, que é gerente de um restaurante na cidade, confirma a importância dos eventos, que de acordo com ele, proporciona aumento de 15% a 20% no movimento do estabelecimento.
Foto: Divulgação
Social
A associação chama a atenção também para sua atuação no desenvolvimento social desde que chegou em Araçatuba, por meio da equoterapia. Durante a pandemia, a ABQM desenvolveu em parceria com a Prefeitura, o ‘Projeto Novo Tempo’, que conecta educação com a Equoterapia.
Segundo o que foi divulgado, o projeto já apresentou melhora significativa nos parâmetros de equilíbrio, lateralização, noção corporal e atenção concentrada em 50% das crianças atendidas.
Também foi criado o projeto Equo Quali PM, em parceria com o CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior 10), que iniciou os atendimentos com a segunda turma.
Além disso, a entidade recebe alunos de escolas públicas durante as provas equestres em Araçatuba, permitindo aos estudantes conhecer mais sobre o mundo do cavalo, sua importância e possibilidades.
Formação
Há ainda uma parceria com a faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, para receber os universitários que, sob a supervisão dos veterinários oficiais dos eventos, podem estagiar e aprender na prática o que eles vêm em sala.
Durante as provas oficiais são realizados os leilões, que quando têm a entrada paga, os valores arrecadados são destinados à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba.
Bem-Estar Animal
A ABQM cita ainda a preocupação e busca por boas práticas em relação ao bem-estar animal, adotando e criando medidas de desenvolvimento e conscientização sobre o tema, considerado fundamental dentro e fora da entidade.
Segundo o que foi informado, a associação criou um ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos’, lançado em Araçatuba, e todas as competições seguem um rigoroso protocolo que visa a integridade dos animais participantes, cavalos e bovinos.
O guia, lançado de forma inédita, tem uma abordagem e caráter técnico baseados em conceitos e normativas técnicas de bem-estar animal. Segundo a presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, tais ações são de extrema importância, pois demonstram o comprometimento de todos com as práticas de bem-estar animal, garantindo saúde e integridade dos mesmos.
A entidade dispõe ainda do ‘Regulamento do Bem-Estar Animal’, com regras de Bem-Estar Animal para os eventos de concentração que envolvam equídeos e bovídeos, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes e normas para a garantia de atendimento aos princípios de bem-estar animal.
Prioridades
“Preocupações no manejo, alimentação e rotina dos animais, estão entre as prioridades dos eventos da associação” , informa em nota. A associação afirma que segue investindo em certificações de práticas recomendadas para a execução de gestão, eventos e modalidades esportivas. Entre os selos garantidos até então destacam-se a ISO 9001: Gestão de Qualidade e ISO 20.121: Eventos Sustentáveis.
Por fim, em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a ABQM possui nove certificações e trabalha para regulamentar o total de 22 modalidades, referente a normatização de equipamentos nas competições.
Foto: Divulgação
Por Hoje Mais
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil