Aprosoja Mato Grosso sediará Abertura Nacional da Colheita da Soja em 2025

15 de outubro de 2024

Anúncio foi feito durante evento de Abertura Nacional do Plantio em Açailândia-MA, onde a entidade também participou de painel sobre a moratória da soja
Compartilhe no WhatsApp
Aprosoja Mato Grosso sediará Abertura Nacional da Colheita da Soja em 2025

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) foi anunciada como anfitriã da Abertura Nacional da Colheita da Soja 24/25. O evento acontecerá no dia 4 de fevereiro de 2025, na cidade de Sinop, norte do Estado. O anúncio foi feito durante o evento da Abertura Nacional do Plantio da Soja, realizado na última sexta-feira (11.10) em Açailândia, no Maranhão.

O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier que esteve no evento falou sobre a importância da participação da entidade.

“Estamos finalizando o evento da abertura do plantio, aqui em Açailândia. Participamos num painel falando sobre a moratória e também sobre a lei antidesmatamento da União Europeia, que são temas relevantes ao produtor, temas que afetam diretamente o bolso do produtor, e mais uma vez a Aprosoja Mato Grosso participando do evento. E agora com a missão de sediar no nosso estado a abertura nacional da colheita em um ano especial, em que nossa entidade comemora os 20 anos”.Luiz Pedro Bier/Vice-Presidente da Aprosoja MT

Durante o evento, o diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol, também destacou a relevância das discussões e a importância da sustentabilidade para os produtores de Mato Grosso. “Tivemos importantes debates e destacamos a moratória da soja. A Aprosoja Mato Grosso teve uma vitória essa semana, onde mostra que o produtor mato-grossense produz com sustentabilidade, de modo legal e respeitando o Código Florestal Brasileiro”, disse Bertuol, ressaltando o papel da Aprosoja MT no cenário de proteção ambiental e no desenvolvimento do agronegócio.

A cidade de Sinop sediará a Abertura Nacional da Colheita da Soja em fevereiro de 2025, um evento que coincidirá com a celebração dos 20 anos da Aprosoja MT.

“Foi definido que a abertura da colheita será lá em Sinop, no Mato Grosso, onde a Aprosoja levará toda a estrutura para comemorar a abertura da colheita. Então, o Mato Grosso, mais uma vez, será anfitrião deste grande evento, comemorando também os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso”, afirmou Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil.

Painel

soja

Durante o evento de plantio, a Aprosoja MT também participou de um painel que debateu temas importantes como a Moratória da Soja e a Lei Antidesmatamento da Europa. O vice-presidente Luiz Pedro Bier ressaltou a posição contrária dos produtores em relação à moratória e a importância de buscar soluções que protejam os interesses dos agricultores, destacando o impacto negativo que o acordo tem gerado, especialmente nas fronteiras agrícolas.

“Os produtores nunca concordaram em fazer parte da moratória. Isso está prejudicando vários estados do Brasil, principalmente as fronteiras agrícolas, como o Maranhão”, explicou Bier. Ele também mencionou o potencial prejuízo causado pela moratória no estado de Mato Grosso. “Somente em Mato Grosso, o potencial de prejuízo por ano da moratória da soja é de R$ 32 bilhões”, ressaltou.

Buscando representar o setor produtor contra a Moratória, a Aprosoja MT adotou uma estratégia no final do ano passado, mobilizando prefeitos e articulando junto ao governo do estado. “Colocamos 100 prefeitos numa sala com o governador, todos eles esclarecidos sobre o que era a moratória e os prejuízos que ela causava. Com essa conversa, o governador nos apoiou, e acreditamos que essa lei será sancionada”, afirmou Bier.

Outro tema do debate foi a Lei Antidesmatamento da Europa, que, após forte pressão internacional e de fornecedores, teve seu início de vigência adiado para 2025. Maurício Buffon destacou as dificuldades de implementar a legislação proposta pela União Europeia.

colheita da soja
Maurício Buffon – Presidente da Aprosoja Brasil

“Eles falam sempre que o produtor brasileiro teria que segregar o produto para chegar lá, mas isso é praticamente impossível. Quando temos uma safra boa no Brasil, nossos portos ficam lotados, e não conseguimos despachar tudo no tempo permitido. Então, é praticamente inviável o que a Europa está pedindo”.Maurício Buffon – Presidente da Aprosoja Brasil

Buffon reforçou que, apesar do adiamento, o setor deve continuar trabalhando para mostrar a sustentabilidade da produção brasileira. “Esse adiamento nos dá um fôlego, mas precisamos nos organizar. O produtor está cada vez mais preparado, e precisamos mostrar a sustentabilidade das nossas lavouras de soja para que essa lei não entre em vigor de forma punitiva”, concluiu.

O debate demonstrou o compromisso dos produtores com a sustentabilidade e a busca por soluções que protejam o setor agrícola das novas legislações que, segundo os líderes do setor, são protecionistas e prejudicam o Brasil. Clique aqui e veja mais notícias do agro.

Por Agronews

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Estimativa da Fundecitrus prevê produção de 314,60 milhões de caixas na safra 2025/26, alta de 36,27% sobre o ciclo anterior no cinturão citrícola de SP e Triângulo/Sudoeste Mineiro.
Referência em agricultura sustentável, abordagem foi “revolução silenciosa” que transformou a agricultura no Brasil e no mundo. Essa é a principal conclusão do artigo científico “No-tillage system: a genuine brazilian technology that meets current global demands”, recentemente publicado na prestigiada revista “Advances in Agronomy”, com participação de técnicos do IDR-Paraná.
Eles podem substituir em até 50% o uso dos fertilizantes minerais, além de aumentar a produtividade e qualidade dos frutos