Search
Close this search box.

Anuga Select Brazil 2024 será aberta na terça-feira, no Distrito Anhembi, em São Paulo

4 de abril de 2024

Em sua 5ª edição, a Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas reunirá mais de 500 marcas expositoras nacionais e internacionais
Compartilhe no WhatsApp
Anuga Select Brazil 2024 será aberta na terça-feira, no Distrito Anhembi, em São Paulo

A ANUGA Select Brazil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, será aberta na terça-feira (9/04) e seguirá até quinta-feira (11/04), no Distrito Anhembi, em São Paulo. A cerimônia de abertura está marcada para às 10h, no auditório principal, com as presenças do secretário de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Serroni Perosa, representando o ministro do Mapa, Carlos Henrique B. Fávaro; da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; do presidente da Apex-Brasil, Jorge Ney Viana Macedo; Rui Gomes Junior, presidente da Investe-SP, além de executivos das entidades setoriais e dos consulados e câmaras de comércio. Os convidados serão recebidos por Oliver Frese, Chief Operating Officer da Koelnmesse GmbH, e Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento e subsidiária brasileira da Koelnmesse GmbH.
 

Em sua 5ª edição, a mostra reúne lançamentos, novidades e inovação de setores que movimentam a economia no país. São esperadas mais de 500 marcas expositoras, vindas de 25 países, o que representa um aumento de 30% em relação à última edição, e que ocuparão uma área de 12 mil m2. Este ano a feira traz ainda mais conteúdo, networking e inovação, com seis auditórios e mais de 125 horas de conteúdo apresentado por especialistas do setor. A expectativa da organização é ultrapassar a marca dos 16 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.
 

O diretor geral da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky, destaca que com a entrada da marca mundial “Anuga Brazil” (substituindo o anterior ANUFOOD Brazi) a Feira ganha ainda mais força no comércio entre quase 130 países onde a empresa possui representantes ou subsidiária. “Esta edição da Anuga tem um peso muito especial para a Koelnmesse no Brasil e no mundo, pois a empresa está comemorando 100 anos de existência. Estamos falando de uma plataforma de muita relevância, pois possibilita que empresas de diferentes locais do Brasil e do exterior se encontrem para fazer networking, se atualizem sobre o mercado, participem de experiências com especialistas e encontrem soluções para os seus negócios”, ressalta Piatetzky.
 

O grande diferencial da ANUGA Brazil é ser uma plataforma completa para o setor, por meio da sua diversidade de atrações, produtos nacionais e importados diferenciados em diversas categorias – orgânicos, halal, plant-based, vegetarianos, gourmet, além de lançamentos e experiências na feira que apresentam oportunidades de crescimento para o operador de food service e o varejista alimentar.
 

Para a gerente da Anuga Brazil, Polliana Claudino, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, o que possibilita garantir que o setor continue em evidência e em crescimento. “O setor tem passado por um processo de modernização e diversificação, com o surgimento de novas tendências, como alimentos orgânicos, funcionais e plant-based e a Anuga Brazil está acompanhando tudo isso para um crescimento orgânico a cada edição”, afirmou.
 

Um dos pontos altos da Anuga Brazil é o seu ambiente especialmente preparado para apresentar e reunir potenciais oportunidades de negócios. Daí a importância da Mega Rodada de Negócios, conjunto de três atividades em apenas uma: a primeira com os ‘hosted buyers’, a segunda trazida pela Apex-Brasil, com compradores internacionais, e a terceira pela FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), fazendo conexões com as principais redes hoteleiras do Brasil.
 

Da mesma forma, o Programa VIP Premium de Compradores, a Feira traz um canal de comunicação para estreitar o relacionamento com os compradores mais importantes dos diversos canais do setor de alimentos e bebidas, por meio de um programa exclusivo de fidelidade, além de recepção e serviços diferenciados. Esse programa é realizado em parceria com a DDML, agência especializada em qualificação de compradores para feiras de negócios.
 

Segundo levantamento da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o faturamento da indústria de alimentos em 2023 foi de R$ 1,161 trilhão, 7,2% acima do apurado no ano anterior (em termos nominais), acompanhando o crescimento das vendas para o varejo e o food service, e das exportações.
 

Também é o setor que mais emprega no Brasil. O balanço anual da Associação revela que o setor abriu 70 mil novos postos de trabalho diretos e formais, representando 67% do total gerado na indústria de transformação. Juntamente com os 280 mil postos indiretos, chega-se a 350 mil novos trabalhadores ao longo da cadeia produtiva. O número de trabalhadores diretos atingiu 1,97 milhão, registrando um crescimento de 3,7% em relação a 2022.
 

Conteúdos, negócios e experiências
 

Entre as atrações da Anuga Select Brazil destacam-se os seguintes eventos de conteúdo:
 

● 2º Workshop Açougue de Primeira – evento realizado pela Expo Supermercados, ideal para Proprietários, Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes que buscam transformar seus negócios agora;

● 3º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro – com a participação principais líderes, supermercadistas e empreendedores no Congresso Nacional de Supermercados de Bairro;

● Anuga Cast – podcast realizado em colaboração exclusiva com a Rede Food Service, com entrevistas, conteúdo enriquecedor e as perspectivas de renomados palestrantes;

● Anuga StartUp Zone by Mango Ventures – ponto de encontro, conteúdo e networking para a comunidade de startups do setor de A&B com Hackathon fomentado pela Mango Ventures;

● Congresso ABIR com painel de Inovação – discussões e debates sobre a inovação do setor de bebidas não alcoólicas, organizado pela ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas);

● V Encontro ABRASEL – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes – organizado pela Abrasel SP e Bares SP com debates e discussões com os especialistas do setor de bares e restaurantes;

● Workshop “APEX by PEIEX” – programa que oferece um ambiente de aprendizado com conteúdo exclusivo, proporcionando experiência para impulsionar a presença global de marcas exportadoras.
 

Para a realização de negócios, a Feira prepara as seguintes atrações:
 

● Anuga Partner State – exposição de produtos de Rondônia, estado parceiro da Feira, que trará produtos para evidenciar as marcas de produtores do estado;

● Supermercado Modelo – realizado pela Expo Supermercados, o supermercado modelo será montado num espaço de 182 m2 com os principais fornecedores que atendem este setor;

● Halal Zone – pavilhão exclusivo dedicado a produtos de alimentos e bebidas certificados Halal, em parceria com a certificadora Fambras Halal;

● Coquetel de Networking Expositores e Compradores – momento ao final do dia do evento para troca de ideias e negócios;

● Espaço Descobertas – espaço com mentoria da Local.e, onde 52 marcas de alimentos e bebidas mostram as tendências e lançamentos dentro de um pavilhão de 324 m²;

● Espaço Food Trends – pavilhão de 108 m² com 16 empresas brasileiras com produtos inovadores, diferenciados e disruptivos em diversas categorias;

● Expo Azeite – em sua 14° edição, a feira se aloca adjunto a Anuga Brazil, trazendo ainda mais visibilidade e negócios para o setor, com conteúdo e aulas show;

● My First Anuga – incentivo a empresas de pequeno porte do setor a participar pela primeira vez em uma feira de negócios do setor de A&B;

● Pavilhão ApexBrasil – com 189 m², a ApexBrasil apresentará 40 marcas nacionais inovadoras, revelando lançamentos e novidades;

● Pavilhão Atmosfera Orgânica – organizado pela Organis, reunirá indústrias nacionais e internacionais com produtos orgânicos;

● Pavilhão EMBRAPA – uma imersão em inovação, sustentabilidade, tecnologia e melhores práticas no setor proporcionado pelo conteúdo organizado pela EMBRAPA;

● Pavilhão Vegan Experience by SVB – exposições, conteúdo e aulas show com produtos que possuem “Certificado Produto Vegano SVB”;

● Pavilhões Internacionais – mundo da culinária internacional em pavilhões de mais de 25 países;

● Programa ‘We Take Care’ – com o suporte da Fulstanding, os expositores internacionais terão uma experiência mais produtiva para a geração de negócios na feira;

● Show Room Sindal de Equipamentos e Tecnologia – são 225 m² de inovação, um marco tecnológico no setor de food service, com soluções sustentáveis, inteligentes e personalizadas;

● Oficina da Pizza – organizada em parceria com o Instituto ConPizza, os maiores especialistas em pizza do país farão apresentações durante todos os dias da feira, promovendo também o 2° Campeonato de Pizzaiolo que levará o vencedor para Las Vegas;

● Koelnmesse 100 anos – comemoração dos 100 anos da principal promotora de eventos na Alemanha;

● Prêmio Anuga Brazil 2024 – serão 3 categorias de premiação para os stands na feira – Sustentável, Inovador e Interativo. Quem vota é o visitante e a premiação ocorrerá no último dia de feiras no Prime Club.

Solenidade de Abertura

Entre os nomes confirmados para a cerimônia de abertura da Anuga Select Brazil estão Milton José Fornazieri, secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, do Mapa; Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil; Eloisa Garcia, diretora Geral do ITAL (Instituto Tecnológico de Alimentos); Alberto Pereira Gomes Amorim, assessor técnico de Gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, de São Paulo; Antônio Duarte Nogueira Júnior, prefeito de Ribeirão Preto; Sérgio Gonçalves, vice-governador de Rondônia; Maria Caroline Fleury de Lima; secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (DF); Fabio Emílio Peres, gerente de Coordenação de Projetos do Entorno do DF; Ana Beatriz de Sousa Guimarães, assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado do Entorno do DF; Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados); Helvio T. Collino, presidente da ABIAM (Associação Brasileira da Indústria Aditivos Melhoramentos); Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados); Victor Bicca Neto, diretor-presidente da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas); Paulo Solmucci Junior, ABRASEL Nacional (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); Guilherme Bastos, coordenador da FGV AGRO; Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio); Eduardo Weisberg, presidente da ABIS ( Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Setor de Sorvetes); Polyana Vilas Boas, presidente da AAO (Associação de Agricultura Orgânica); Guilherme Piai, Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, do Governo de São Paulo.
 

Serviço:

Anuga Select Brazil

Data: 9 a 11 de abril de 2024

Horário: 10h às 19h 

Local: Distrito Anhembi (entrada pelo Pavilhão 5)

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.

Sobre a Anuga Select Brazil – É organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria estratégica com diversas entidades do setor de Alimentos e Bebidas, que fomentam a vinda de compradores nacionais e internacionais ao evento, sendo uma oportunidade de todos se encontrarem em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTecA Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: Link

Anuga Brazil nas redes sociais:

Facebook: Link

Instagram: anugabrazil

LinKedin:Link

Youtube:Link

Por: Assessoria Anuga

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Aumento da temperatura, escassez hídrica e proliferação de pragas ameaçam a produtividade agrícola, exigindo soluções inovadoras e políticas de apoio
O estudo Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do Agro também revelou que, na divisão por porte, as empresas clientes da TOTVS estão mais avançadas no processo de digitalização
Projeto define regras para produção on farm e critérios para o registro de produtos biológicos industrializados. Texto agora segue para apreciação do Senado
Para Silvia Massruhá, representantes diplomáticos desempenham papel fundamental na consolidação da imagem positiva da agricultura brasileira no exterior