Workshop em Pelotas debate cenário e oportunidades para a carne Angus e Ultrablack

9 de outubro de 2025

Atividade do Núcleo Sudeste da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack integrou a programação da 19ª Exposição de Curral das raças e da 99ª Expofeira Pelotas
Compartilhe no WhatsApp
angus

Os rumos da pecuária de corte e os desafios de um mercado global em transformação estiveram no centro do workshop “Carne Angus e Ultrablack: Certezas e incertezas em um cenário volátil”, promovido pelo Núcleo Sudeste de Angus, durante a 19ª Exposição de Curral Angus e Ultrablack e a 99ª Expofeira Pelotas. A atividade foi ministrada por Alcides Torres e Pedro Henrique Gonçalves, integrantes da equipe de inteligência de mercado da Scot Consultoria, referência nacional em análise do setor, com mediação de Luiz Roberto Saalfeld, proprietário do Frigorífico Coqueiro, e Taulni Francisco Santos da Rosa, gerente executivo da Minerva Foods.

Durante o encontro, realizado na Associação Rural de Pelotas, os especialistas apresentaram um panorama sobre a produção e exportação de carne bovina, destacando que a China segue sendo o principal destino das exportações brasileiras. Os palestrantes ressaltaram que, apesar da previsão de recorde produtivo em 2025, com expectativa de quatro milhões de carcaças, apenas 30% da produção gaúcha é destinada à exportação, o que demonstra o potencial de expansão do Rio Grande do Sul sem necessidade de aumento do rebanho. “O Estado é referência em manejo e tecnologia, e pode alavancar sua produção de carnes de forma sustentável”, destacaram.

Desafios climáticos e resiliência da pecuária

Outro ponto debatido foi a influência dos fatores climáticos, como La Niña e períodos de seca, que impactam diretamente a produtividade, independentemente dos bons indicadores econômicos. Os especialistas também observaram que, enquanto países da União Europeia e os Estados Unidos contam com maior suporte governamental ao produtor, no Brasil a pecuária é uma das atividades que mais sente as variações de mercado.
Consumo global favorece o Brasil

A equipe da Scot Consultoria destacou que o consumo mundial de carne bovina tem superado a produção, o que cria um ambiente positivo para o Brasil, país com alta eficiência produtiva e capacidade de atender tanto o mercado interno quanto o externo. O sistema de produção brasileiro, segundo os palestrantes, é tecnicamente avançado, mas ainda carece de melhor comunicação e valorização da imagem no mercado internacional. “Temos um sistema de produção muito bom, mas ainda somos ruins em divulgar isso”, reforçou Torres, apontando que o Rio Grande do Sul serve de inspiração para outros estados na busca por eficiência e sustentabilidade.

Angus como motor de crescimento

O presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, José Paulo Cairoli, destacou o papel da raça como protagonista do desenvolvimento da pecuária nacional. “Cada vez que participo dessas palestras, mais acredito na força da raça Angus. Somente a Angus poderá fazer o país crescer na exportação, pois não há outra raça que tenha esse potencial e isso depende de nós. A Associação tem trabalhado fortemente no incentivo aos touros nacionais, porque entendemos que temos um papel importante em valorizar o que é nosso”, afirmou Cairoli.

Já o presidente do Núcleo Sudeste de Angus e Ultrablack, Daniel Mello, ressaltou a importância do workshop como forma de difundir conhecimento e fortalecer a imagem da raça. “Promover um encontro técnico como este é essencial para dar à raça Angus a projeção e a valorização que ela merece. É um espaço de troca de conhecimento e de fortalecimento da cultura da pecuária de qualidade que o Rio Grande do Sul tem orgulho de representar”, destacou.

Por Ascom Associação Brasileira do Angus

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Valor será destinado para realização de assistência técnica nas fazendas. A meta é atingir 160 propriedades e 1 milhão de hectares
Competição avaliou cortes a pasto e a grão com base em critérios de maciez e sabor durante o primeiro dia do evento
O evento, um dos mais aguardados da pecuária brasileira, reuniu centenas de criadores e apresentou genética de ponta em um modelo de investimento que reafirma o protagonismo da marca.
A Friboi de Itapetinga (BA) receberá a 27ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, nos próximos dias 30 e 31 de outubro.