Agro contribui com maior oferta e contenção do preço dos alimentos

29 de janeiro de 2025

Alta na produção agrícola é chave para conter preços dos alimentos em 2025
Compartilhe no WhatsApp
Agro contribui com maior oferta e contenção do preço dos alimentos

A preocupação com a potencial alta no preço dos alimentos voltou à tona na primeira reunião ministerial de 2025. Baixar os valores da alimentação seria uma das prioridades do Governo Federal, que acredita que com a nova safra, e a previsão de recordes históricos de produção, haja uma redução nos preços.

De acordo com dados do IBGE, a alimentação representa cerca de 15% a 20% do orçamento familiar médio. Há 20 anos, este percentual de gasto era mais alto, entre 25% e 30%.

A agricultura é um fator preponderante para esta queda. Nos últimos 20 anos, houve uma melhora significativa na produtividade, principalmente por meio do avanço de tecnologias no campo e na indústria, agricultura de precisão, uso de sementes mais eficientes e melhor manejo das lavouras. Com isso, a produção de alimentos cresceu, aumentou a oferta de produtos e contribuiu para manter os preços mais controlados, especialmente os itens básicos.

A produção agrícola local também facilita o acesso de uma maior quantidade de alimentos às grandes cidades e regiões periféricas. Essa disponibilidade coopera de maneira expressiva com a segurança alimentar da população e, consequentemente, a diminuição da desigualdade social.

Com boas safras e uma produção forte, a tendência é uma maior competitividade e certa manutenção dos preços dos alimentos. Em 2005, a safra de grãos foi de 112,7 milhões de toneladas, para 2025, a estimativa é de 322,6 milhões.

De fato, o setor traz uma enorme contribuição para o país em termos de pesquisa, produtividade e desenvolvimento sustentável que impulsiona uma enorme cadeia composta por produtores agrícolas, pecuaristas, indústrias, cooperativas, e distribuidores, elos envolvidos diretamente na produção de alimentos.

Para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), “isto mostra que o Agro brasileiro tem sido eficiente em manter uma oferta constante de alimentos essenciais a menores custos que o resto do mundo o que ajuda a controlar a inflação neste segmento. No entanto, é necessário considerar fatores como clima e políticas públicas que podem prejudicar essa dinâmica”, finalizou o executivo.

Por Mecânica Comunicação Estratégica

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Comitê de Mulheres da SRB leva delegação ao Women in Agribusiness Summit 2025, promovendo a presença feminina e a imagem do agro brasileiro no cenário internacional.
Documentário protagonizado por Carmen Perez, com a participação de Temple Grandin e do prof. Mateus Paranhos terá uma sessão exclusiva para convidados na noite de 25 de Março. A empresária e diretora da Planalto Tratores, Priscilla Nunes Cunha é co-anfitriã da première em Goiânia, acredita no projeto e é a responsável por levar o filme para o Cinex do Oscar Niemeyer.
Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões em programa exclusivo para startups paulistas, que oferece capacitações, mentorias e uma conexão direta com o mercado
Apesar disso, dezembro teve retração de 0,5%, correspondendo ao segundo mês consecutivo de queda interanual, o que traz preocupações para o desempenho do setor neste ano.