Search
Close this search box.

Agricultura familiar: veja produtos com desconto no crédito rural em fevereiro

14 de fevereiro de 2024

Direito ao bônus nas parcelas do Pronaf é concedido quando valor de mercado de alguns artigos fica abaixo do preço de referência
Compartilhe no WhatsApp
Agricultura familiar: veja produtos com desconto no crédito rural em fevereiro

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar divulgou nesta terça-feira (13.02) a relação dos produtos agrícolas com direito a bônus de desconto em fevereiro aos agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural em Mato Grosso: borracha natural cultivada, feijão-caupi e girassol.  

O Ministério informou que, para os agricultores familiares que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.  

Ainda segundo a pasta, a lista com os produtos e os Estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) tem validade de 10 de fevereiro de 2024 a 09 de março.  

Bônus dos produtos produzidos pela agricultura familiar

O recebimento de bônus do PGPAF ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência. Dessa forma, o produtor pode utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.  

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pelo Governo Federal.

Por: VGNotícias

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
Essa parceria confirma a missão do AgroApp que é levar informações de qualidade para o produtor rural e profissional do campo.
Na comparação com a média diária de junho de 2023, há queda de 16,6% no valor obtido diariamente pelas exportações de açúcar em junho de 2024.
Em grande parte do Rio Grande do Sul, a colheita de arroz já foi finalizada