Search
Close this search box.

Acordo de cooperação entre os setores produtivo e ambiental

22 de setembro de 2022

Sistema CNA/Senar, Embrapa e Serviço Florestal Brasileiro assinam acordo de cooperação do projeto PraValer
Compartilhe no WhatsApp
Acordo de cooperação entre os setores produtivo e ambiental
A iniciativa promove a regularização ambiental e produtiva da propriedade rural – Foto: Divulgação/CNA

Nesta última quarta-feira, 21 de setembro, o Sistema CNA/Senar, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) assinaram, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Projeto PraValer.

Ao participar do PraValer, o produtor passa por todas as etapas da regularização ambiental, desde a análise e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a solução dos passivos ambientais, com foco em alternativas de menor custo e com a possibilidade de retorno econômico.

O produtor também recebe de forma gratuita, por dois anos, o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, que contribui com a recuperação produtiva da propriedade.

A intenção é fortalecer o projeto e viabilizar a regularização ambiental produtiva das propriedades rurais, buscando a convergência entre os setores produtivo e ambiental com base em resultados de pesquisa.

Acordo de Cooperação e convergência dos setores produtivo e ambiental

O PraValer está sendo desenvolvido atualmente no Amazonas, Minas Gerais e Espírito Santo. Com o acordo, a intenção é ampliar as ações para outros estados.

A iniciativa é resultado do projeto Biomas que promoveu, durante 10 anos, pesquisas nos seis biomas brasileiros para construir um cardápio de soluções ambientais e produtivas para o setor.

Assinaram o documento o presidente da CNA, João Martins, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o diretor-geral do SFB, Pedro Alves Corrêa Neto.

O projeto conta ainda com a cooperação da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Para saber mais sobre o PraValer, acesse https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/projeto-pravaler .

Também participam do evento de assinatura o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e representantes de embaixadas.

Fonte: CNA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Webinar ABAGTALKS Caminhos da bioeconomia para a COP30, promovido nesta segunda-feira, dia 17 de junho, pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio)
Em um ano: as exportações totalizaram R$ 898,45 bilhões
Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior