ABRALEITE realiza 3º Fórum Nacional do Leite e reforça como enfrentar os desafios da cadeia produtiva 

20 de outubro de 2025

Promovido pela ABRALEITE, o evento reuniu mais de 650 participantes para fortalecer a cadeia produtiva do leite e debater o futuro dela no Brasil.
Compartilhe no WhatsApp
ABRALEITE realiza 3º Fórum Nacional do Leite e reforça como enfrentar os desafios da cadeia produtiva
Foto Crédito: Agência Trilux

O 3º Fórum Nacional do Leite, promovido pela ABRALEITE, reuniu mais de 650 participantes nos dias 24 e 25 de setembro em Brasília (DF), na sede da Embrapa. O evento consolidou-se como um dos principais pontos de encontro da cadeia produtiva do leite no Brasil, com a presença de produtores, especialistas, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges e a coordenadora do Evento Maria Antonieta Guazzelli, que também é diretora de Comunicação e Marketing da ABRALEITE. 

O presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, ressaltou que o Fórum é um espaço de diálogo e articulação entre todos os elos da cadeia. Ele destacou os desafios do setor, como os altos custos de produção, gargalos logísticos e ausência de políticas públicas efetivas, mas defendeu a união como caminho para superar obstáculos.

“O futuro do leite no Brasil depende da nossa união e da inclusão dos pequenos produtores. Não podemos ser espectadores, temos que ser protagonistas”, afirmou.

Antonieta destacou em sua fala a dedicação dos produtores:

“Nós, produtores de leite, sabemos o quanto de história tem em um copo de leite. Produzir leite é participar da construção do Brasil todos os dias todo leite conta uma história e devemos trabalhar em prol de um futuro compartilhado. Todas as nossas ações de melhoria do setor devem ser convergentes e abrangentes.”

A programação foi dividida em blocos temáticos – Nosso País, Nossa Associação, Nossa Fazenda, Nosso Setor, Nosso Rebanho e Nosso Leite – reunindo especialistas que abordaram desde gestão de pessoas nas fazendas e acesso ao crédito, até tendências de consumo, bem-estar animal e perspectivas de mercado.

WhatsApp Image 2025 10 13 at 08.57.11 3
ABRALEITE realiza 3º Fórum Nacional do Leite e reforça como enfrentar os desafios da cadeia produtiva 

Para a Abertura com a primeira temática – Nosso País, marcaram presença várias autoridades e lideranças, tendo fala:

a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o senador Nelsinho Trad-presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa, os deputados federais Zé Silva presidente da Frente Parlamentar  Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ana Paula Leão presidente da Frente Parlamentar em apoio ao Produtor de Leite-FPPL e Domingos Sávio-presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço.

Também falaram o presidente da OCB Márcio Lopes de Freitas e o  coordenador da Câmara Técnica do Leite da OCB Marcelo Candiotto, reforçando o papel estratégico da pecuária leiteira para a economia e a segurança alimentar.

WhatsApp Image 2025 10 13 at 08.57.11 1
ABRALEITE realiza 3º Fórum Nacional do Leite e reforça como enfrentar os desafios da cadeia produtiva 

Entre os destaques estiveram o jornalista e ex-ministro Aldo Rebelo, que falou sobre o papel estratégico do leite para o Brasil; Leticia Jacintho, presidente da associação De Olho no Material Escolar, que apresentou iniciativas de engajamento e educação; e Nélio Hand, do Instituto Ovos Brasil, que mostrou como um programa de comunicação triplicou o consumo de ovos no país.

O evento foi encerrado com a exibição do documentário internacional “World Without Cows” (Um Mundo sem Vacas), dos jornalistas Michelle Michael e Brandon Whitworth. O filme mostra o impacto dos bovinos na vida humana e propõe uma reflexão sobre como seria o mundo sem eles.

A apresentação emocionou os participantes e reforçou a mensagem central do Fórum: o leite é mais do que alimento, é parte essencial da nutrição, da sustentabilidade e da cultura global.

WhatsApp Image 2025 10 13 at 08.57.11 2
ABRALEITE realiza 3º Fórum Nacional do Leite e reforça como enfrentar os desafios da cadeia produtiva 

A mídia oficial do evento foi o Canal Rural, com os seguintes patrocínios:

Diamante: Sebrae; Ouro: Alta, Biomatrix, CCPR, Dekalb, OrdMilk, JA Saúde Animal, Lactalis, MSD, Sistema OCB; Prata: MWM – Tupy do Brasil; Bronze: ABS, Agroceres, Delaval, Embral Leilões, KWS, Nutron, Ourofino, Pioneer, Rehagro, Supra, Tortuga, UCBVet.

E Apoios: ABCZ, ABMRA, Agrindus, Agrovenki, Agropecuária Rex, Agro+, Agropecuária Régia, Agropecuária Santa Maria, Alagro, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Atilatte, Barra Mansa, Brasil Leite, Cafel, Canal Terraviva, Cooper, Centro Leite, Corples, Denner Agro, DNAMark, EMATER -DF, EMATER-MG, Estância Vitali, Fazendas Reunidas Antônio Carlos Pereira, Fazenda Arsego, Fazenda Cobiça, Fazenda Colorado/Xandô, Fazenda Figueiredo, Fazenda Floresta, Fazenda Ipe, Fazenda Malunga, Fazenda Santa Luzia, Genex, Grupo Fiore, GloboRural, Grupo Prado Ipanema, Melkstad, Milkpoint, Revista Balde Branco, Revista Hoards, Revista Leite Integral, Sekita, Sindicato Rural de Resende e True Type. Apoio Institucional da EMBRAPA.

O evento reforçou a importância do diálogo e da colaboração para a construção de um futuro promissor para a cadeia produtiva no país. A ABRALEITE já confirmou a data da próxima edição: o 4º Fórum Nacional do Leite será realizado nos dias 01 e 02 de setembro de 2026.

Por Agência Agrovenki

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Segundo a FecoAgro/RS preços da cultura decepcionam produtores e devem desestimular área para a próxima safra
Entidade reforça o papel do produtor rural na sustentabilidade e apresenta propostas para uma agenda climática tropical e produtiva
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro