A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) movimentou a programação do SIAVS 2024, o maior evento das cadeias produtivas no Brasil, com um Simpósio gratuito realizado na abertura do evento, na última terça-feira (6) em São Paulo capital. Durante toda a programação do Simpósio, estiveram presentes mais de 300 participantes para debater três temas importantes sobre a inserção do agronegócio brasileiro na produção e no consumo global, aprendizados e desafios no enfrentamento de doenças imunossupressoras concomitantes e perspectivas e desafios para o agronegócio envolvendo os principais elos da cadeia, do campo ao consumidor.
O SIAVS é um evento organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), uma importante organização do setor e parceira da ABCS. Durante a abertura do Simpósio ABCS, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, destacou a contribuição da ABCS na idealização do SIAVS desde o seu início. Já o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, em sua fala de abertura complementou, agradecendo aos presentes, especialmente aos presidentes das associações que fazem parte do Sistema ABCS. Ele também enalteceu o trabalho da Embrapa, e falou sobre as perspectivas positivas para a suinocultura no próximo ano.
Programação do Simpósio ABCS
O painel de abertura da programação, com o tema “ inserção do agronegócio brasileiro na produção e no consumo global”, contou com a participação da Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; Fernando Iglesias, Consultor Safras & Mercado; José Tejon, Sócio Diretor na Biomarketing e o Dr. Robert Hoste, Pesquisador de Suinocultura da Escola de Economia da Universidade de Wageningen, Holanda.
Já a palestra de transição, com o tema “aprendizados e desafios no enfrentamento de doenças imunossupressoras concomitantes”, foi ministrada pelo Dr. Maurício Dutra, Diretor GFD Consultoria. No painel de encerramento, que trouxe o debate sobre “perspectivas e desafios para o agronegócio envolvendo os principais elos da cadeia, do campo ao consumidor”, estiveram presentes Marcelo Lopes, Presidente da ABCS, Alexandre Rosa, Presidente da ABEGS e Luís Rua, Diretor de Mercado da ABPA.
Durante a apresentação da Presidente da Embrapa, Dra.Silvia Massruhá, ela enfatizou a importância do trabalho conjunto entre produtores e Embrapa para o avanço das soluções para o agronegócio.
Segundo Silvia, “Se não fosse a credibilidade dos produtores rurais junto a Embrapa, trazendo as demandas do campo e validando as tecnologias entregues por nós, a Embrapa não seria a referência que é hoje.” A Presidente falou ainda sobre a necessidade de passar transparência para o consumidor final sobre o processo produtivo da carne suína, apresentou projetos sustentáveis na suinocultura e reforçou a importância de divulgar e compartilhar essas ações com a população.
Para a Diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke, que organizou toda a programação técnica, alinhou a participação dos palestrantes nos painéis e atuou como cerimonialista e moderadora do Simpósio, o evento foi muito produtivo.
“Tratamos de vários temas, principalmente os desafios da nossa cadeia em relação ao próximo ano. Trouxemos projeções para o cenário no mercado interno e externo, discutimos sustentabilidade, a necessidade do Brasil ter um protocolo nessa área, tendências de consumo, melhorias da indústria, genética e produção para diversificar o mercado e elevar o consumo interno da carne suína, e sobre o enfrentamento de enfermidades de alto impacto econômico, foi uma tarde muito proveitosa com conhecimento de muito valor para a nossa cadeia, conectando ciências e tecnologia e trazendo reflexões sobre onde temos que melhorar, e para onde podemos avançar”, concluiu.
Porco a porco
Para finalizar, a ABCS apresentou a websérie “Porco a Porco: Quebrando os Mitos da Carne Suína”, uma parceria com o chef de cozinha Jimmy Ogro. Esta série foi criada para compartilhar informações de maneira atual e acessível, desmistificando a produção de carne suína, desde a granja até a mesa. A websérie, gravada e publicada pela ABCS, já ultrapassou 1 milhão de visualizações nas redes sociais.
Por ABCS
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil