O Canal Rural promoveu, na última quarta-feira (30), em São Paulo, a 4ª edição do Fórum Planeta Campo. Reunindo 28 painelistas, entre nacionais e internacionais, o evento abordou temas de grande relevância nas discussões globais atuais: segurança alimentar, transição energética e mudanças climáticas, reforçando o papel do Brasil como uma potência agroambiental.
Entre os debates do Fórum, a visão do Diretor do Instituto de Estudos do Agronegócio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Eduardo Bastos, chamou atenção sobre a expectativa internacional em relação ao Brasil. “Em viagem, escutei: ‘o Brasil precisa nos ajudar em três crises: a alimentar, a energética e a climática’,” relatou Bastos. Ele destacou o potencial brasileiro em dobrar sua produção de alimentos, fornecer energia renovável e reduzir emissões de carbono por meio da recuperação de áreas degradadas. “O mundo enxerga o Brasil como um país capaz de alimentar e proteger o meio ambiente como nenhum outro”, concluiu.
Diretamente dos Estados Unidos para o Fórum, Charles F. Sabel, professor de Direito e Ciências Sociais na Universidade Columbia, trouxe também a perspectiva internacional sobre os desafios enfrentados pelo Brasil no cumprimento da nova legislação antidesmatamento da União Europeia, prevista para entrar em vigor em 2025. Ele explicou que a lei visa a preservação das florestas, que vai trazer grande impacto aos países exportadores e separar o mercado. O professor destacou que o Brasil precisa se posicionar no cenário internacional e definir o que é uma produção sustentável, além de estabelecer critérios para commodities sustentáveis e estratégias de restauração de áreas degradadas.
O Fórum ainda explorou temas estratégicos como o papel das cooperativas no desenvolvimento rural, as linhas de financiamento voltadas à sustentabilidade como o Fundo Clima, o combate à fome e a transição energética. Finalizando o evento, foram apresentadas estratégias de comunicação para fortalecer a imagem do agro brasileiro, com a participação da Associação Brasileira de Marketing Rural.
3º Prêmio Planeta Campo – Durante o Fórum, o público teve ainda a oportunidade de ouvir o testemunho emocionado de produtores premiados na 3ª edição do Prêmio Planeta Campo, que destacou propriedades brasileiras comprometidas com práticas sustentáveis, aliando produtividade à conservação ambiental. Confira os ganhadores do Prêmio Planeta Campo 2024:
Produtor Familiar
- 1º lugar: Fazenda Santa Cruz, São Francisco do Glória/MG
- 2º lugar: Sítio São João, São Carlos/SP
- 3º lugar: Bezz (Bezzeros Nunes Góss), São Joaquim/SC
Pequeno Produtor
- 1º lugar: Fazenda Berro D’água, São Sebastião do Paraíso/MG
- 2º lugar: Campos Agropecuária, Paineiras/MG
- 3º lugar: Fazenda Taguá, Guarapuava/PR
Médio Produtor – Empate técnico no 1º lugar
- 1º lugar: Fazenda Serra Vermelha, Sambaíba/MA
- 1º lugar: Fazenda Carolina do Norte, Balsas/MA
- 2º lugar: Fazenda Cajueiro, Baixa Grande do Ribeiro/PI
- 3º lugar: Fazenda Figueiredo, Cristalina/GO
Grande Produtor
- 1º lugar: Fazenda Nova Holanda, Tasso Fragoso/MA
- 2º lugar: Fazenda Santa Cruz da Vargem Grande, Patrocínio/MG
- 3º lugar: Fazenda Canário, Sapezal/MT
Sobre o Planeta Campo – O projeto Planeta Campo é uma plataforma inovadora dedicada a comunicar a sustentabilidade no agronegócio, destacando como é possível combinar alta produtividade com preservação ambiental e desenvolvimento social. Com foco em promover negócios economicamente viáveis e competitivos no cenário global, o Planeta Campo também busca preparar os produtores para os desafios da agropecuária do futuro. Parte do Canal Rural, do Grupo J&F, o projeto se fundamenta no diálogo constante e no entendimento profundo das necessidades do setor. O Fórum Planeta Campo é uma iniciativa do Canal Rural, com patrocínio da JBS e da UPL. O projeto também tem apoio da SLC Agrícola, Infinity, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Campo Forte.
**O conteúdo completo da 4ª edição do Fórum Planeta Campo está no canal do Planeta Campo no YouTube.
Por Planeta Campo
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil