O concurso de Modelo e Andamentos é o momento da Exposição Internacional do cavalo Lusitano em que os criadores conferem o resultado da seleção que estão fazendo em seus plantéis a partir do julgamento, avaliação e comparativo do juiz com outros animais do mesmo sexo e idade. Assistir um produto de ferro próprio vencer ou receber uma medalha de ouro é indicativo que o rumo da criação está no caminho certo.
A Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP), da família Tavares de Almeida, vem comemorando este sucesso na empreitada há muitos anos, e por 16 edições do evento maior da raça no Brasil faturou nesta 41ª edição os cobiçados títulos de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” conferido pelo resultado da sua tropa em pista. O Rocas também voltou a comemorar a conquista da faixa de Campeã dos Campeões, o mais cobiçado dos títulos. Conferiu, ainda, a conquista de todos os quatro grandes campeonatos com animais de ferro próprio.
Grandes Campeonatos
Eleita a Campeã dos Campeões, Odalisca Mito do Vouga chegou ao título máximo da 41ª Expo do PSL depois de conquistar as faixa de Grande Campeã Fêmea Adulta e vencer na 5ª categoria. Filha de D’ Accord do Vouga em Formosa do Vouga por Riopele, Odalisca disputou o título com Ravhel do Vouga (Riopele x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), Grande Campeão Macho, Grande Campeão Macho Jovem e campeão da 2ª categoria.


Os outros dois destaques do plantel foram: Orvalho Mito do Vouga (Riopele x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), Grande Campeão Macho Adulto, vencedor da 5ª categoria, apresentado pelo ginete Edneu Senhorini, e Rajada do Vouga (Jasmim Plus x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), Grande Campeã Fêmea Jovem e vitoriosa na 2ª categoria.

No balanço geral, o juiz internacional Rui Rosado, de Portugal, atribuiu 21 medalhas de ouro e dez de prata.
Campeãs Fêmeas
Com vinte inscritas divididas em seis categorias de idade, as fêmeas receberam 12 medalhas de ouro e cinco de prata, com destaque para a 1ª e 5ª categorias onde todas as inscritas receberam medalha de ouro. Todas as campeãs são produtos Rocas do Vouga que conquistaram medalha de ouro e se habilitaram a concorrer no grande campeonato jovem (1ª, 2ª e 3ª categoria) e adulto (a partir da 4ª categoria). Confiram que são as campeãs.
1ª Categoria: Savhana do Vouga (Viheste x Opastorinha Mito do Vouga por Pastor). 2ª Categoria: Rajada do Vouga (Jasmim Plus x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga). 3ª Categoria: Q-Russa do Vouga (Rubi (AR) em Alea do Mito por Oceano). 4ª Categoria: Perdiz Mito do Vouga (D’ Accor do Vouga x Fantasy do Vouga por Riopele). 5ª Categoria (Éguas adultas): Odalisca Mito do Vouga (D’ Accord do Vouga x Formosa do Vouga por Riopele). 6ª Categoria (Éguas montadas): Lidadora do Vouga (Viheste x Crema do Mito por Quartzo) apresentada pelo ginete Edneu Senhorini.
Campeões Machos
Didividos em cinco categorias, os machos conquistaram 9 medalhas de ouro e 5 de prata. Os vitoriosos representam a coudelaria Rocas do Vouga e a Sons of the Wind Farm, dos Estados Unidos, de Vitor Silva com produto de ferro próprio e de criação da Coudelaria do Castanheiro.
1ª Categoria: Sultão VS EUA (Escorial (SRB) x Ibiza E.C. por Diamante Negro do Juliana), criado e exposto por Vitor Silva. 2ª Categoria: Ravhel do Vouga(Viheste x Excelente do Vouga por Violino SS), da Coudelaria Rocas do Vouga. 3ª Categoria: Q-Hector do Vouga (Hector do Vouga x Dynasty do Vouga por Toleirão da Broa) foi 1º lugar com medalha de prata, da Rocas do Vouga. 4ª Categoria: Príncipe do Castanheiro(TE) (Escorial (SRB) x Lua HM por Diamante Negro do Juliana), exposto por Vitor Silva (Sons of the Wind) e criação de Clélia Erwenne Araújo Pinto. 5ª Categoria: Orvalho Mito do Vouga(Riopele x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), da Rocas do Vouga e apresentado montado pelo ginete Edneu Senhorini.

Melhor cabeça: Que Linda CLB foi a eleita. Exposta pelo Haras Perrone, criação da Coudelaria Luso Brasileira, esta fêmea preta de três anos é filha de Isqueiro IGS x Ibiza E.C. por Diamante Negro do Juliana e foi apresentada pelo mestre Luciano Alves Pereira, o Baianinho.

Cavaleiros premiados
Inovando este ano, a ABPSL definiu que o título de “Melhor Apresentador” do concurso de Modelo e Andamentos fosse conferido a dois profissionais: na escolha do juiz internacional Rui Rosado, de Portugal, venceu Lindelvan da Costa Santos, da Coudelaria Rocas do Vouga, enquanto pelo voto popular o vitorioso foi Elivelton Rodrigues Luís (o Tatu), da Coudelaria Aguilar.
O experiente e premiado cavaleiro Edneu Senhorini, da Coudelaria Rocas do Vouga foi eleito pelo juiz o “Melhor Ginete”, enquando no voto popular Bruno Lopes, da Modelo Dressage Team, foi eleito o “Cavaleiro Revelação”.
Apresentações livres
Não faltou emoção, beleza e homenagem no final da tarde da sexta-feira (26/5) no EquoShow do Centro Hípico de Tatuí (SP) com as demonstrações que dois criadores reservaram para o público que acompanhou a 41ª Expo Internacional do cavalo Puro Sangue Lusitano.
O criador André Rambaldi levou para o evento o lindo palomino Jedai SCA que montado por Ronaldo Souza fez demonstrações de exercícios de Dressage e da equitação barroca nos “Ares Altos”. Jedai SCA, de 9 anos, é filho de Xangai do Aretê x Revoada do Retiro por Luar.

O criador Milton Amadeu Junior caprichou na indumentária típica da equitação portuguesa para uma apresentação cheia de significado: a despedida das pistas do seu cavalo de sela favorito, o ‘Faísca’, apelido que o juiz federal paulista deu para Valor Imagem. O tordilho de 21 anos foi montado por 18 e na homenagem também recebeu placa de Lourival Monte, do Haras Itapuã, criador de Mikonos Itapuã, pai de Valor Imagem e produtor renomado da raça.
Copa ABPSL de Adestramento
Disputa contou com41 conjuntos e fez parte das atrações da 41ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano
Modalidade movimentou o EquoShow do Centro Hípico de Tatuí (SP) nos dias 25 e 26/5. A nota média das duas provas definiu os 14 campeões em sete séries. Confira quem ocupou o lugar mais alto do pódio.
Série Cavalos Novos
Categoria 4 anos: José Wellington Teixeira dos Santos/Perseu dos Pinhais (Fascinante dos Pinhais x Himalaia dos Pinhais) com 72.200%, pela Coudelaria Alegria dos Pinhais.
Categoria 5 anos: Edneu Senhorini/Orvalho Mito do Vouga (Riopele x Indicada do Vouga) com 77.300%, da Coudelaria Rocas do Vouga.
Categoria 6 anos: Edneu Senhorini/Nepal do Vouga (Pastor x Execelente do Vouga) com 75.400% da Coudelaria Rocas do Vouga.
Categoria 7 anos: Lindelvan da Costa Santos/Mr. Pastor do Vouga (Pastor x Fibra do Vouga), com 70.116%%, da Coudelaria Rocas do Vouga.
Série ELEMENTAR
Profissional: Almir Marinho/Portobelo do Castanheiro (Gengibre Comando SN x Elebra Comando SN) com 67.147% pela Coudelaria do Castanheiro.
Aberta: Mauro Fiorentino/Martini HI (Dom HI x Festa HI) com 64.177%, propriedade do cavaleiro.
Série PRELIMINAR
Profissional: Ricardo de Oliveira/Legionário Interagro (Nicola x Cassandra Interagro) com 66.162%, pelo Modelo Dressage Team.
Aberta: Roberta Kifouri/Lancelot do Castanheiro CAP (Diego x O-Paloma do Castanheiro) com 63.263%, propriedade de Diego Skaier Sapiro.
Série MÉDIA I
Profissional: Luciano dos Anjos Silva/Nebrasko do Castanheiro (Bariloche (JGR) x Imperatriz OA) com 65.162%, pela Coudelaria do Castanheiro.
Série MÉDIA II
Profissional: Victor Trielli Ávila/Lobo da Sasa JE (Xirineus da Paixão x Doce da Sasa JE) com 66.419%, pelo Centro de Treinamento Victor Ávila Dressage
Aberta: Jéssica Forgach Serwaczak/Eufrates HPS (Profeta 3A x Princesa Milamar Smar) com 64.887% pelo Clube Hípico de Santo Amaro.
Série FORTE I
Profissional: Victor Trielli Ávila/Franquelin (MV) (Quo-Vadis (SS) x Praxe (MV)) com 66.875%, pelo CT do atleta.
Série FORTE II
Sênior: Luciano dos Anjos/Al Pacino Comando SN (Pantanal dos Filhos do Vento x Ocaia Comando SN) com 61.648%, propriedade de Fernanda Assad Negrelli.
Amador Top: Jéssica Forgach Serwaczak/Ideal do Vouga (D’Accord do Voua x Alteza do Mito) com 65.883%, pelo CHSA.
**
FOTOS: NEY MESSI/ABPSL
Por: Rute Araújo
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil