Zarc Citros: estudo mapeia áreas de melhor cultivo de citros

22 de abril de 2021

Novo Zoneamento Agrícola de Risco abrange os grupos de laranja, lima, limão (lima-ácida ‘Tahiti’), tangerina e pomelo
Compartilhe no WhatsApp
zarc

Um estudo publicado na última semana, no Diário Oficial da União, mostra o novo Zoneamento Agrícola de Risco (Zarc) da cultura de citros. O documento, que contém diversas informações sobre o solo, é uma ferramenta essencial para os produtores citrícolas do Brasil.

O Zarc Citros abrange os grupos de laranja, lima, limão (lima-ácida ‘Tahiti’), tangerina e pomelo. Além disso, é possível avaliar os riscos (20%, 30% e 40%) de quais municípios a produção desenvolverá atendendo os requisitos do cultivo. O estudo foi também ampliado para todo o território nacional contemplando frutos cítricos com diferentes ciclos produtivos – precoce, meia estação e tardio.

De acordo com Maurício Coelho, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e coordenador do Zarc Citros Brasil, há fases diferentes de desenvolvimento dos frutos de uma mesma variedade dependendo da região. Essa diferença de características é por conta, principalmente das temperaturas de cada local. Por isso, este estudo Zarc Citros é bem minucioso e contempla cada etapa do cultivo até a colheita.

Como funciona o Zarc

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é um instrumento de política agrícola para gestão de riscos na agricultura. Para fazer jus ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), ao Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar as recomendações desse pacote tecnológico. 

O estudo do Zarc é publicado em portarias para cada estado considerando cultivo de sequeiro ou irrigado. Para fruteiras perenes, as portarias incluem os riscos para fase de produção, que podem durar vários ciclos anuais, e os riscos para implantação do pomar, viabilizando assim o crédito agrícola nos dois momentos.

Desde 2016, os riscos climáticos estão sendo publicados considerando-se três níveis: 20%, 30% e 40%. “Esta é uma peculiaridade grande para fruteiras, visto que anteriormente havia o indicativo de aptidão climática para o cultivo, como parâmetro para se definir o Zarc”, recorda Coelho.

Aplicativo Plantio Certo

zarc
zarc

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal.

O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android. O documento do Zarc também pode ser consultado e baixado por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Embrapa Mandioca e Fruticultura

Relacionadas

Veja também

Segundo a FecoAgro/RS preços da cultura decepcionam produtores e devem desestimular área para a próxima safra
Entidade reforça o papel do produtor rural na sustentabilidade e apresenta propostas para uma agenda climática tropical e produtiva
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro