Zarc 2022/2023 para produtores de girassol é publicado pelo Mapa

13 de maio de 2022

Produtores de girassol que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos
Compartilhe no WhatsApp
Zarc para produtores de girassol é publicado pelo Mapa
Com o Zarc, o agricultor tem em mãos a análise do risco climático que considera as características da cultura do girassol – Foto: tawatchai07/Freepik

Na quarta, 11, a Secretaria de Política Agrícola do Mapa publicou as portarias 127 a 153 que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2022/2023, para o cultivo do girassol no Brasil – uma ferramenta de análise do risco climático que considera as características da cultura e do solo para indicação de janelas de plantio favoráveis.

Levando em consideração que o girassol é pouco influenciado pelas variações de latitude e de altitude, apresentando tolerância a baixas temperaturas e, também, é relativamente resistente à seca, a sua cultura se desenvolve bem em diversas regiões do país. As fases mais sensíveis ao déficit hídrico ocorrem durante a semeadura e a emergência das plantas e, principalmente, do início da formação do capítulo ao começo da floração seguida da formação e enchimento de grãos.

A planta desenvolve-se bem em temperaturas variando entre 20ºC e 25ºC, embora a temperatura ótima para seu desenvolvimento, situa-se na faixa de 27ºC a 28ºC. Para a obtenção de boas produtividades o girassol necessita de precipitação entre 500 a 700 mm de água, bem distribuídos durante o ciclo. O consumo de água pela cultura do girassol varia em função das condições climáticas, da duração do seu ciclo e do manejo do solo e da cultura.

Também foi considerado no estudo de Zarc do girassol a associação das condições climáticas ao risco fitossanitário, uma vez que o clima pode ou não favorecer o desenvolvimento de importantes doenças que afetam a cultura.

Por que seguir o Zarc?

Seguindo as recomendações do Zarc, os agricultores estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento. 

Aplicativo Plantio Certo 

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos:  iOS Android.

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”   

Fonte: Mapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Análise desenvolvida por cientistas do INCT NanoAgro defende o uso de selênio no processo de biofortificação, através de nanotecnologia
Soluções inovadoras aliam inteligência artificial, monitoramento remoto e práticas sustentáveis em um momento de forte expansão do agronegócio brasileiro
Com alto engajamento de revendas de grãos, a companhia se torna a primeira trading a monitorar integralmente todos os volumes adquiridos em regiões prioritárias no Brasil.
A Sette é uma junção da A de Agro com a Bart Digital; duas empresas com desafios muito distintos, mas que sempre estiveram alinhados com o que há de mais tecnológico no mercado.