Search
Close this search box.

Tilápia: cidade do Paraná é o 8º maior produtor no Brasil

26 de outubro de 2022

Segundo o IBGE, Maripã, no interior do Paraná, atingiu a marca de 8,05 toneladas na produção de tilápia
Compartilhe no WhatsApp
Tilápia cidade do Paraná é o 8º maior produtor no Brasil
Maripá (PR) ocupa a 8ª colocação no ranking nacional da produção de tilápia – Foto: Divulgação

O município de Maripá (PR) ocupa a 8ª colocação no ranking nacional da produção de tilápia. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal 2021 realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada pela Agência de Notícias do IBGE.

Com uma produção de 8,05 toneladas e 102 produtores, o município se destaca no cenário brasileiro e reforça o importante papel da piscicultura para a economia da cidade. “Desde o início da história de Maripá, a produção da tilápia vem se desenvolvendo e destacando-se pelo uso da tecnologia empregada para aumentar a produtividade, investimentos que partem dos produtores para evoluir na atividade, que se unem aos incentivos do poder público. Com isso, há anos viemos nos mantendo entre os maiores produtores do estado e agora também figurando entre os maiores do país”, pontua o engenheiro de pesca e diretor do Departamento de Meio Ambiente e Piscicultura, Cleiton Manske.

Desenvolvimento do mercado de tilápia

Segundo o prefeito Rodrigo Schanoski, o apoio e incentivo do governo municipal acompanham o desenvolvimento da cadeia produtiva em Maripá. “Além do acompanhamento técnico especializado, os produtores contam com subsídios para serviços de maquinários e solo brita para manutenção dos acessos às propriedades rurais e conservação dos tanques escavados. Um trabalho muito importante da Secretaria Municipal de Agricultura, fundamental para estes resultados”, afirma Schanoski.

Rodrigo também destaca a relevância do peixe para o município em outras áreas. “A tilápia se tornou um dos símbolos da cidade. Está presente em nosso prato típico, na logomarca do município, no portal turístico e em nossa maior festa – a Festa das Orquídeas e do Peixe. Tudo isso fez com que o peixe se tornasse, hoje, parte da essência do município, que contribui para o desenvolvimento econômico e turístico de Maripá”, ressalta o prefeito.

No Brasil, a tilápia segue liderando entre as espécies criadas em cativeiro (piscicultura) desde o início da série histórica. Em 2021, foram 361,3 mil toneladas, ou 64,6% da produção total de peixes no país. A região Sul foi a principal produtora, com Paraná liderando o ranking dentre os estados brasileiros.

Em nível municipal estão Nova Aurora (PR), seguido por Morada Nova de Minas (MG), Palotina (PR), Toledo (PR), Assis Chateaubriand (PR), Glória (BA), Petrolândia (PE) e Maripá (PR).

Fonte: Jornal do Oeste

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Com investimento de R$ 500 mil, repassados por meio de convênio, 50 piscicultores de Buritizeiro e Pirapora receberam insumos e terão assistência técnica para seguir na atividade
Iniciativa tem financiamento do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e apoio de instituições parceiras.
Estado tem papel de destaque na piscicultura do País; setor vai ser impulsionado pela maior demanda
MS é o 5º maior produtor de tilápia do Brasil, com 32,2 mil toneladas, e o 2º maior exportador da espécie do Brasil; o estudo inova propondo reaproveitamento de resíduos da indústria de pescado