Search
Close this search box.

Tecnologia inovadora pode baratear rastreabilidade animal

5 de junho de 2023

Tecnologia usada em espaços fechados está sendo testada na fazenda para garantir o rastreamento do gado
Compartilhe no WhatsApp
Tecnologia inovadora pode baratear rastreabilidade animal
Nova tecnologia é mais simples e barata do que as soluções de rastreamento animal disponíveis no mercado. (Fonte: Gisele Rosso/Embrapa/Divulgação)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está realizando um teste com uma tecnologia de baixo custo para a rastreabilidade de gados. A solução pretende garantir mais versatilidade para o inventário do rebanho e para o monitoramento dos animais, utilizando um conjunto de dispositivos acessíveis ao produtor rural.

A solução é inovadora na América Latina e foi criada em parceria com a startup Taggen Industries and Services, especializada em soluções de internet das coisas (IoT). O desenvolvimento do novo produto será executado em etapas, para realizar os ajustes necessários, e a tecnologia deve chegar ao mercado em dois anos.

Uma propriedade rural em São Carlos (SP) foi mapeada em fevereiro, bem como foram verificadas as condições para o monitoramento dos animais. Em abril, o experimento avançará para o teste com 60 animais de leite e de corte, em sistema extensivo e intensivo, criados com a técnica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Como funciona a nova tecnologia?

A nova tecnologia usa a comunicação digital sem fio de Bluetooth Low Energy (BLE) para coletar dados do gado. Isso é feito a partir de um pequeno dispositivo individual chamado de beacon, que emite um sinal intermitente de ondas de rádio, e é utilizado em smartphones e smartwatches, além do setor logístico, em automóveis e hospitais.

Os sinais são coletados por leitores que encaminham as informações para uma nuvem, permitindo o monitoramento dos animais a partir de uma conexão com a internet. Com isso, os produtores podem acompanhar a localização e o comportamento do rebanho em tempo real, mesmo que não estejam na fazenda.

O grande diferencial da ferramenta é a simplicidade do processo de instalação, que conta com poucos itens, dispensando um profissional altamente qualificado. A ideia é oferecer a tecnologia em lojas agropecuárias, com o conceito “plug and play”, permitindo a habilitação imediata, a exemplo do que acontece com a compra de chips telefônicos.

Por Cana Agro

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O estudo indicou que a conectividade no agro, que antes era uma novidade, agora se tornou uma tendência emergente.
Os pesquisadores vão debater projetos e ações para o desenvolvimento sustentável da piscicultura na Amazônia com uso de tecnologia.
Empresa tem como produtos biofertilizantes e biocombustíveis produzidos a partir da sanitização de resíduos orgânicos que podem ser utilizados no campo.
Modificações na agricultura por intermédio da tecnologia e inovação tentam minimizar os impactos da produção de alimentos no meio ambiente e tornar o setor mais eficaz e sustentável. Um sensor ajuda no processo