Tecnologia a serviço da nutrição animal

30 de abril de 2021

Visando a melhora da qualidade, Cargill investe 2 milhões em dois anos em centro de pesquisa
Compartilhe no WhatsApp
Foto: Cargill

O mercado do agro é caracterizado pela competitividade. Com base nisso, as empresas procuram se destacar atentando-se aos detalhes. Foi com esse pensamento que, no longínquo ano de 2001, a Cargill Nutrição Animal fundou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPNA), na cidade de Mogi Mirim, no interior de SP. Dessa forma, a empresa garante que todos os produtos e soluções desenvolvidos sejam testados em uma operação de ponta e condições legais antes de chegarem ao mercado. O resultado é a velocidade e o dinamismo, bem como a geração de dados e conhecimento produzidos em outros centros de pesquisa da Cargill ao redor do mundo, o que torna a empresa ainda mais competitiva em seu segmento.

Nos dois últimos anos, foram investidos mais de dois milhões de reais em reformas neste Centro de Pesquisa, o que inclui a climatização das salas de alojamento com isopainel e equipamentos novos; instalação de caixas d’água que permitem experimento com medicação via água; fechamento com isopainel, placas evaporativas e exaustores; formação da pastagem, construção de cercas e divisão de piquetes, curral, balança para pesagem de bovinos. Foram adquiridos também cochos eletrônicos para monitoramento em tempo real da ingestão de suplementos ou ração.

Sempre considerando a sustentabilidade, o CPNA desenvolve estudos para a produção de soluções no segmento de frangos de corte, ruminantes e leitões, com a finalidade de atender as necessidades dos produtores. Com nove profissionais atuando neste centro de pesquisa, é possível realizar até 30 experimentos para frangos de corte, até 10 experimentos para suínos e 10 experimentos para ruminantes.

Alessandro Belucio, Category Lead Enzymes na Cargill, que esteve à frente dessas mudanças e que recentemente foi para uma posição global na Cargill, conta que os ganhos obtidos em qualidade de pesquisa são inúmeros e, além disso, as reformas permitirão que haja algo ainda mais homogêneo no centro de pesquisa, e complementa: “o controle térmico da instalação, através de equipamentos e conceitos de construção mais modernos, leva a menor variabilidade dos dados a serem analisados. Isso torna possível a melhor identificação dos efeitos de tratamentos”, comentou. Ele ainda adiciona que com os recentes investimentos há uma significativa melhora nas condições de bem estar dos animais.

Já para bovinocultura de corte, a chegada dos cochos eletrônicos e animais adequados proporcionou a criação de novas linhas de pesquisas tanto no quesito de performance quanto metabólicos, aumentando assim a capacidade de gerar dados cada vez mais fidedignos, resultando em maior confiança e assertividade nas informações enviadas aos parceiros da Cargill Nutrição Animal.

Os investimentos tecnológicos e inovadores realizados no CPNA permitiram também uma grande evolução nas instalações avícolas nos últimos anos. Com isso, foi possível reproduzir um ambiente similar às melhores granjas de produção do país para a testagem dos produtos e soluções.

“Os ganhos em Avicultura estão nos ajustes finos, e nos levarão a melhorar a eficiência e sermos competitivos. Por isso, o Centro de Pesquisa é fundamental para levar ao mercado produtos comprovados in vivo”, explica Cidinei Miotto, Líder Comercial de Avicultura na Cargill Nutrição Animal.

 Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal, por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 20 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

Sobre a Cargill

Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

Fonte: via assessoria

Relacionadas

Veja também

A carne de Mato Grosso foi uma das grandes atrações da China International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do mundo, realizada entre os dias 5 e 10 de novembro, em Xangai.
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro
Acordo foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Sergio Iraeta, em Buenos Aires