Search
Close this search box.

Tecnofam, maior feira para agricultura familiar do MS, será realizada em setembro

24 de agosto de 2022

A 4ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar) deverá reunir cerca de três mil pessoas entre agricultores familiares, técnicos e estudantes
Compartilhe no WhatsApp
Tecnofam, maior feira para agricultura familiar do MS, será realizada em setembro
Feira disponibilizará tecnologias para o agricultor familiar, em favor da geração de renda, aumento de produtividade e qualidade de vida – Foto: Freepik

A cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, vai sediar, entre os dias 13 e 15 de setembro de 2022, a maior feira voltada à agricultura familiar do Estado. A 4ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar) deve reunir cerca de três mil pessoas entre agricultores familiares, técnicos e estudantes que poderão conhecer as principais tecnologias voltadas para a produção rural familiar no Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal adequadas às condições de solo e clima do Centro Sul do Brasil.

O evento vai acontecer no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados (MS). Para saber mais sobre o evento, conferir a programação e detalhes da Tecnofam você pode acessar a página do evento.

Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, a Tecnofam pretende disponibilizar diversas tecnologias para o agricultor familiar, em favor da geração de renda, aumento de produtividade e qualidade de vida no campo. O centro de pesquisa sinaliza ainda que, além dos agricultores familiares, o evento também é voltado para profissionais da assistência técnica e da extensão rural, estudantes, acadêmicos, professores, bem como aberto a participação do público urbano, interessado em agricultura.

Para obter mais informações do evento, o interessado pode participar do grupo de WhatsApp ou do grupo no Telegram, onde estão sendo compartilhadas informações do evento, além da programação e informações de inscrições.

Histórico da Tecnofam

A Tecnofam é um evento bianual. Porém, essa 4ª edição que seria realizada em abril de 2020, teve que ser adiada devido a pandemia do coronavírus (COVID-19) e acontece agora em setembro de 2022. A 3ª edição do evento aconteceu de 17 a 19 de abril de 2018 e contou com a presença de mais de 2.800 participantes, vindos de 11 estados brasileiros e 101 municípios, sendo 68 deles de Mato Grosso do Sul.

A 2ª edição foi realizada de 11 a 13 de maio de 2016. Naquela edição, o evento teve seu público ampliado para além dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. A 1ª edição aconteceu de 3 a 5 de junho de 2014, inspirada pelas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Naquela oportunidade, o evento mostrou que seria possível realizar uma ação integrativa que contribua para a construção de novos conhecimentos a partir de tecnologias já validadas.

Saiba Mais

A Tecnofam é uma promoção da Embrapa, por meio da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS. O evento é uma realização de órgãos públicos federais, estaduais e municipais de apoio à agricultura, agências do setor produtivo como SENAR/MS e SEBRAE/MS, Rede de Agroecologia da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms); e Sindicato Rural de Dourados. O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Unigran, Anhanguera Educacional, entre outros.

Esses são os parceiros desta edição da Tecnofam: Fankorte do Brasil, Safield, Agropecuária Ovos de Ouro, Coamo, Copasul, Suzano, Bioma , Simbiose, IFMS, Famasul, Pantanal Peças, UFGD, ASA Implementos, Recanto do Criador, Tratornan. Agrocinco, Felker Agro, Agro Iranna, Satis, Agroline, AG Energia Solar, Via Campus, Organoceres, Gebana, KWS Sementes, Multiforma Sementes, Promel, Medatrave.

A programação da Tecnofam conta com as seguintes atividades: mostras e dinâmicas no campo, mostra tecnológica, processos agropecuários, oficinas, palestras, eventos temáticos, atividades específicas para público infanto-juvenil e espaço “Dedo de Prosa”.

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Serasa Experian oferece soluções que combinam transparência de informações e acompanhamento de impacto socioambiental
As tecnologias e robôs de ponta são utilizados em mapeamento de relevo, identificação de características do solo e monitoramento de produção
Evento reúne especialistas e criadores para destacar avanços na seleção e produção de carne Nelore de alta qualidade.
O objetivo foi apresentar às empresas as oportunidades de parceria e projetos na área de agricultura digital, também chamada de agricultura 4.0 ou agricultura de precisão, além de destacar os benefícios do modelo Embrapii.