Rotas Rurais inclui mais 21 municípios

Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista incluiu cidades da região de Presidente Prudente
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Rotas Rurais inclui mais 21 municípios
Evento de assinatura dos convênios – Foto: Divulgação Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo
Áudio

O Programa Rotas Rurais tem chegado a todas regiões do Estado de São Paulo e agora chegou a vez da região de Presidente Prudente. Dessa forma, 24 de setembro, o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, que assinou convênios com 21 municípios da região com o Rotas Rurais, estiveram no Teatro Municipal “Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo), em Presidente Prudente, no evento que marcou a 2ª edição do Retoma SP, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Os deputados federais Luis Carlos Mota e Samuel Moreira, o deputado estadual Mauro Bragato, o ex-deputado federal Walter Ihoshi, presidente da Jucesp, e o Superintendente do SEBRAE-SP, Wilson Poit, estiveram no evento. Itamar Borges assinou o convênio do Rotas Rurais no palco do evento com o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e falou sobre a retomada das atividades no Estado.

“Só estamos promovendo a retomada econômica agora porque Doria e o Rodrigo Garcia investiram e planejaram isto. Para que pudéssemos ter essa volta às atividades com segurança, as ações do Governo de São Paulo fizeram a diferença”, disse Itamar Borges, ao falar também das ações da Secretaria de Agricultura, como o Segurança no Campo, que promove a ronda rural, e o programa Melhor Caminho, visando a recuperação e manutenção de estradas rurais. “O Melhor Caminho será o maior programa voltado para as Estradas Rurais já feito. Serão 5 mil quilômetros que o secretário Itamar irá anunciar”, falou Rodrigo Garcia.

Já o Programa Rotas Rurais – assinado com toda a região em 24 de setembro – é uma iniciativa pioneira que leva à inclusão das áreas rurais no mapa de São Paulo. Por meio de uma parceria com o Google, a Secretaria de Agricultura mapeia as estradas e entradas das propriedades rurais, levando facilidade de acesso ao campo, com mais desenvolvimento econômico, facilidade de acesso aos transportes, com benefícios nas áreas de segurança, educação, saúde, comércio, escoamento de produção, entre outros.

Assim, tudo isso se torna mais fácil uma vez que, com o CEP Rural, as propriedades são facilmente localizadas pelo Google Maps, Waze, entre outros apps de geolocalização. O sistema funciona mesmo onde não existe um endereço estruturado com rua e número, graças à tecnologia Plus Code, criado pelo Google, que converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhante aos códigos postais.

Já o Retoma SP é uma ação do Governo de São Paulo, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que visa fortalecer e apoiar os empreendedores paulistas, além de oferecer serviços de qualificação, emprego e renda.

No ato, o vice-governador realizou a assinatura de autorização para o Poupatempo de Junqueirópolis, entregou vouchers do Bolsa Trabalho, do Banco do Povo e do Bolsa Empreendedor e descerrou placas inaugurais de 5 obras do Polo Turístico de Presidente Epitácio (Revitalização da Estação Ferroviária; da Orla Fluvial; do Parque da Orla; da Ciclovia e Portal Turístico; e do Parque O Figueiral).

Assinaram o Rotas Rurais, além do prefeito de Presidente Prudente, os prefeitos: de Alfredo Marcondes, Celso Pirani; de Álvares Machado, Roger Gasques; de Anhumas, Adailton Menossi; de Caiabú, Suelen Mative; de Emilianópolis, João Batista; de Estrela do Norte, Dehon Toso; de Iepê, Murilo Nóbrega Campos; de Indiana, Weslen T.S. Cachoeira (Canarinho Jr.); de João Ramalho, Adelmo Alves; de Martinópolis, Marco Antônio Jacomelli; de Narandiba, Itamar dos Santos; de Nantes, Marllon Jaffer; de Pirapozinho, Lucas Padovan; de Presidente Bernardes, Reginaldo Cardilo “Nadinho”; de Rancharia, Marcos Slobodticov; de Regente Feijó, André Zuquerato; de Sandovalina, Francisco Mendes; de Santo Expedito, Anderson Betio; de Taciba, Alair; de Tarabai, José Roque.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo
Foto: Divulgação Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Linhas de financiamento para investimento foram as mais procuradas no período com alta de 50%, em comparação com o plano safra anterior.
O programa tem como premissa um modelo de exploração sustentável, com respeito ao solo
Medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e é importante para financiar projetos do agronegócio
Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital