Quarta-feira com frio e chuva em boa parte do Brasil

O dia pode ser um dos mais gelados do ano em alguns municípios
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Áudio

Como estará o tempo na sua região nesta quarta-feira (31/03)? De acordo com informações da Somar Meteorologia, as chuvas aparecerão em quase todas as regiões brasileiras e há previsão de que vários municípios do Sudeste registrem um dos dias mais frios do ano até o momento.

Na região Norte do país, as condições do tempo pouco se alteram. A chuva volumosa segue volumosa em grande parte das áreas. Alerta em relação aos elevados volumes acumulados no Acre, Amazonas e Pará, além do norte de Rondônia, inclusive nas capitais Porto Velho, Rio Branco e Manaus. Somente na divisa do Tocantins com Goiás é que o tempo continua firme e sem chuva.

No Nordeste, é esperada muita chuva no Maranhão, Piauí e Ceará. Já na Bahia, a chuva se espalha novamente por boa parte do estado, inclusive em Salvador. A exceção fica por conta do sudoeste do estado, que ainda segue com tempo seco. Uma frente fria na altura do Espírito Santo também favorece ventos moderados no sul baiano.

Outras áreas de instabilidade em níveis mais altos da troposfera e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) organizam chuvas mais expressivas no restante do Nordeste.

Na região Centro-Oeste, volta de forma isolada no sul de Goiás devido a uma área de instabilidade que atua a mais ou menos 5 km de altura conhecida por cavado. De acordo com a previsão do tempo, a chuva também alcança áreas do norte de Mato Grosso em função de instabilidades tropicais.

Em outras áreas do Centro-Oeste o tempo seco continua. Destaque para o declínio de temperatura em Mato Grosso do Sul, em comparação aos dias anteriores.

No Sudeste brasileiro, na quarta-feira, ventos sopram do quadrante sul e diminuem as temperaturas – tanto pela manhã quanto à tarde – em todos os estados da região. Em vários municípios podem ser registrados um dos dias mais frios do ano até o momento.

Uma frente fria atua afastada no oceano na altura do Espírito Santo e ventos úmidos sopram do mar contra a costa. Assim, tem previsão de chuva no nordeste, leste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, oeste, centro, sul e leste de Minas Gerais, de maneira isolada.

Litoral paulista, atenção à condição para alagamentos e outros transtornos. Alerta ao tempo fechado e aos volumes ainda muito elevados de chuva e ventos moderados no litoral paulista até a região dos Lagos no Rio de Janeiro. No oeste e centro paulista e norte de Minas não há previsão de chuva.

Nesta quarta-feira, na região Sul, o dia começa com declínio das temperaturas mínimas, com destaque para os pontos mais altos dos três estados. Isso acontece por causa da influência de uma região de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas e mantém já o tempo firme em boa parte da região, com ventos soprando do quadrante sul. Mesmo com o sol em grande parte do dia, a tarde ainda não terá o retorno do calor.

Segundo a Marinha, o mar continua agitado com risco de ressacas de até três metros de altura em Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e com ventos na casa dos 60 km/h nos litorais gaúcho e catarinense. A umidade que vem do mar traz eventual chuva fraca desde o litoral do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná, passando pela Serra Geral.

Fonte: Somar Meteorologia

Relacionadas

Veja também

Linhas de financiamento para investimento foram as mais procuradas no período com alta de 50%, em comparação com o plano safra anterior.
O programa tem como premissa um modelo de exploração sustentável, com respeito ao solo
Medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e é importante para financiar projetos do agronegócio
Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital