Qualificação para aprimorar pesquisas

Conab capacita técnicos da Embrapa em ferramenta de pesquisa do mercado hortigranjeiro
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Qualificação para aprimorar pesquisas
Pesquisa permite extrair os dados de fluxo de comercialização de produtos hortigranjeiros nas principais Ceasas do país – Foto: Divulgação/Agência de Notícias do Paraná
Áudio

Com objetivo de apresentar os instrumentos de consulta de informações do mercado hortigranjeiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) se reúne com técnicos da Embrapa Hortaliças na tarde de 30 de setembro. O encontro visa capacitar os presentes quanto ao uso das ferramentas de pesquisas geridas pela Companhia. 

Na oportunidade será mostrado o funcionamento do Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (SIMAB), que permite extrair os dados de fluxo de comercialização de produtos hortigranjeiros nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. “O SIMAB, por exemplo, é um sistema mais completo, que traz informações sobre a origem do produto, preços e volume físico ofertado. São dados sobre 93 frutas, 103 hortaliças, somando mais de 500 variedades”, ressalta a gerente de Estudos do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Joyce Fraga. 

Outros meios de pesquisas

Também serão apresentados outros recursos, como os “Preços diários” e o aplicativo “Prohort-Ceasas”. Este último facilita o acesso do consumidor, produtores e atacadistas às cotações praticadas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) diariamente. Pelo aplicativo, o usuário escolhe um produto de interesse e consulta o preço em até três Ceasas diferentes, podendo alterar a qualquer momento os parâmetros da pesquisa. Além disso, é possível consultar a lista de contato das Ceasas, endereço, telefone, e-mail e site. 

“Todas essas informações servem de base para análises econômicas de áreas especializadas do governo federal, o que contribui para a definição das políticas públicas do setor, bem como auxilia na tomada de decisão dos agentes econômicos, além de promover o desenvolvimento da inteligência do setor hortigranjeiro nacional”, reforça a gerente da Companhia. 

A consulta ao banco de dados da Conab/Prohort, com informações disponibilizadas pelas centrais de abastecimento, está disponível ao público em geral no site da Companhia.  

Fonte: Conab
Crédito da foto: Divulgação/Agência de Notícias do Paraná

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Intitulado de SONDA, a nova solução da empresa combate as principais plantas daninhas que afetam a produtividade na lavoura
Surpreendentemente, carnes fecham o mês de setembro com novo recorde na receita cambial proveniente de exportações de carne bovina.
O presidente institucional da Abramilho, Cesario Ramalho, avaliou, em entrevista para o “Valor”, o cenário para safra verão 2021/22.
Entre eles, o etanol como uma das pontes para a nova era da mobilidade sustentável.