Search
Close this search box.

PwC Brasil: Fusões e aquisições aumentam 30% no agro nos últimos 3 anos

31 de outubro de 2023

O setor de máquinas agrícolas e sementes foram os que mais impulsionaram fusões no período, com 66% das operações
Compartilhe no WhatsApp
Fusões e aquisições aumentam 30% no agro nos últimos 3 anos, aponta PwC Brasil
No agro, segmento de sementes lidera operações de M&A em 2023

Após um ciclo de retração no período anterior à pandemia, as transações de fusões e aquisições empresariais (M&A) no agronegócio apontaram uma tendência de crescimento nos últimos três anos. Os dados da PwC Brasil, sobre os movimentos no período, mostram que em 2023, a cadeia do agronegócio apresentou aumento de 30%, ao contrário de outros segmentos, que tiveram queda de até 23% nas transações entre 2020 e 2023.

De acordo com a consultoria, desde 2015, a média para o período é de 30 operações por ano, mas entre janeiro e setembro de 2023, foram 65 operações de M&A (sigla em inglês para Mergers and Acquisitions). 

Levantamento PwC Brasil

O levantamento da PwC Brasil mostra que os setores de máquinas e sementes lideram as operações e foram responsáveis por 66,07% dos negócios. Em seguida, vêm as empresas de tecnologia (16%), consumo (5,3%) e químicos (3,57%). 

“Fatores como a profissionalização dos negócios rurais, recordes de produção e o financiamento privado devem contribuir para o crescimento de fusões e aquisições no Brasil. Além do mais, companhias nacionais estão substituindo a participação de multinacionais, o que sinaliza a potência do agronegócio que segue em franca expansão. Embora o capital estrangeiro seja importante, isso mostra que não há dependência de capital externo”, avalia o sócio da PwC Brasil, Leonardo Dell’Oso.

Por Agroband

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Complexo sucroalcooleiro alcançaram US$ 5,99 bilhões
Maio deste ano se encerra como o melhor maio da série histórica em termos de novos acordos comerciais no mercado mundial para produtos do agronegócio brasileiro.
Dados mostram que foram abatidas 9,24 milhões de cabeças de bovinos
A programação de leilões da ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras’ encerrou com número recorde de faturamento e registra 22.29% de crescimento em relação ao ano passado