Propriedades rurais e o uso da tecnologia

Querendo ou não, a tecnologia chegou para ficar e é claro que ela está muito além do sinal de internet, na comunicação. Ela vai até novas técnicas e formatos de manejo dos animais
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Propriedades rurais e o uso da tecnologia
Drone é um instrumento que auxilia no monitoramento das propriedades rurais – Foto: Divulgação/Felipe Martins

Neste conteúdo, é preciso entender como utilizar a tecnologia nas propriedades rurais, quais as disponíveis para a pecuária e, assim como os instrumentos, métodos e técnicas, estar atualizado diariamente para facilitar a rotina na criação de gado.

Mesmo que ainda alguns produtores resistam aderir à tecnologia, os benefícios são muitos. Facilidade no manejo, rapidez nos processos e até mesmo previsão e antecipação para determinadas situações, principalmente as relacionadas ao clima são alguns dos exemplos. Os erros e prejuízos ficam cada vez menores e a produtividade mais alta.

Na palma da mão, em um aplicativo instalado no seu celular até um novo aditivo no cocho, a tecnologia incrementa os resultados, por meio de estudos e pesquisas, antes de ser disponibilizada ao consumidor final.

Quais tecnologias facilitam a lida e criação de gado?

  • Aplicativos

Existem muitos aplicativos direcionados ao público rural. Abaixo estão algumas das funcionalidades. Alguns deles atuam off line, quando mesmo sem sinal da internet, é possível utilizá-lo e ao ter acesso ao wi fi, a atualização é automática.

Ao invés de você anotar tudo em um caderno que pode ser perdido, molhado e utilizado por uma única pessoa ao mesmo tempo, os aplicativos são mais fáceis de serem acessados e salvam mais informações com possibilidade de compartilhamento com toda a equipe.

Alguns aplicativos disponíveis no mercado:

  • Acompanhamento do clima;
  • Pesagem do gado;
  • Calendários para acompanhamento de aplicação de vacinas, vermífugos e outros tratamentos;
  • Detector de pragas;
  • Localização dos peões e funcionários;
  • Pulverização da lavoura.
  • Drones

Drone é um aparelho que sobrevoa grandes áreas com uma câmera instalada. O uso é feito via controle remoto que direciona a altura e direção. Alguns modelos trazem óculos para que a pessoa que o controla tenha acesso ao campo de visão em tempo real.

As propriedades rurais que adotaram essa tecnologia a utilizam para:

  • Monitoramento de gado;
  • Acompanhar o crescimento da pastagem e plantações;
  • Segurança para a propriedade na proteção de roubo e furto de gado;
  • Encontrar animais que se perdem do rebanho;
  • Confirmar focos de incêndio para apagá-los de imediato e evitar tragédias de grande repercussão.
O tronco eletrohidraulico e um exemplo de tecnologia para as propriedades rurais
O tronco eletrohidráulico é um exemplo de tecnologia para as propriedades rurais – Foto: Divulgação/Romancini Troncos & Balanças

Instrumentos de tecnologia para as propriedades rurais

  • Troncos eletrohidráulicos

Os troncos estão cada vez mais modernos e a cada dia. Além de evitar ao máximo machucados e ferimentos, os troncos eletrônicos são aliados do bem-estar animal e da produtividade. Alguns modelos disponíveis no mercado já vêm com balança, o que facilita o acompanhamento do peso, enquanto uma vacina ou medicamento é aplicado.

Nesse caso, a tecnologia se alia à praticidade. Enquanto o calendário sanitário é seguido, como realmente deve ser, o produtor aproveita para conferir se as metas de arrobas estão dentro do esperado. Ou seja, você executa duas tarefas em um único dia de manejo, sem necessidade de fechar o gado novamente.

  • Brincos eletrônicos

Hoje, os brincos para gado têm muito mais que a simples tarefa de identificação. Esse item rastreia e monitora os bovinos, tornando-se um equipamento utilizado na segurança. Em casos de roubos ou furtos, é possível acompanhar onde o animal está.

Dependendo da funcionalidade do brinco, é possível fazer integração com sistema no qual acompanha todos os dados daquele bovino. Basta digitar o número que todas as informações como idade, aplicação de vacinas, matriz, datas de pesagem e outros dados importantes apareçam.

O brinco é uma substituição da marcação a ferro e está mais popular a cada ano.

Não é diferente na Nutrição

  • Virginiamicina

A tecnologia aplicada nas propriedades rurais não se resume apenas em equipamentos e sistemas de computação. A virginiamicina, por exemplo, é uma tecnologia que melhora o desempenho do gado.

É uma molécula desenvolvida em laboratório na Europa e já está em uso no Brasil com bons resultados. Sabe quando mesmo com ração adequada e sal, o gado não engorda de jeito nenhum? O problema pode estar na digestão e ruminação animal.

A virginiamicina atua diretamente na prevenção desses sintomas, aumentando 15% o peso vivo ao mês, de acordo com estudos publicados. O manejo é simples e direto no cocho.

  • Ureia

Possivelmente, você está se perguntando porque a ureia está nessa lista. Mas o uso da ureia na seca é muito indicado, pois é um suplemento com baixo custo e com bons resultados. Entretanto, existe o risco de intoxicação. Com isso, a propriedade passa dificuldade na seca, ao não conseguir manter as arrobas.

Porém, com a tecnologia, foi desenvolvida uma ureia que pode ser molhada e mesmo assim consumida pelos bovinos, sem causar nenhum dano à saúde ou até mesmo risco de morte.

Fique atento no momento da compra porque existe apenas uma no mercado com essa característica. O nome é Total Ureia Premium.

Melhoramento genético

O melhoramento genético tem impacto direto na qualidade do produto final. Carne mais macia, suculenta e leite com teor de gordura adequado estão entre as exigências dos consumidores e também daqueles que os comercializam.

Por meio de estudos e experimentos no cruzamento, a pecuária avança em melhorias para que o rendimento de carcaça seja maior e a produtividade mais alta, avaliadas até com ultrassonografia, além de outros métodos.

O produtor que busca melhores resultados precisa investir em genética. No momento de aquisição de novos animais, principalmente, os reprodutores, deve-se focar nesse quesito, por exemplo buscando machos e fêmeas comprovadamente melhoradores genéticos, por meio de programas de melhoramento animal.

Também as novas tecnologias de reprodução (multiplicação de genética de valor) estão cada vez mais sofisticadas. Saiba que você não precisa instalar um laboratório de fertilização na sua propriedade. Há diversas empresas espalhadas pelo Brasil, oferecendo esses serviços, comercializando sêmen e embriões que farão a diferença no seu plantel.

Mais conhecimento no campo

Se você chegou até esse texto é porque faz uso da tecnologia com foco em educação. Quanto mais acesso à informação de qualidade você tem, maior lucro na sua propriedade. Há do livro convencional, ao digital, vídeos e cursos à distância.

Estudar é uma das poucas coisas da vida que você nunca irá se arrepender, seja qual o caminho utilize. O mercado exige bons produtores e aprendendo novos conceitos e técnicas pela internet, sua produtividade irá decolar.

Fonte: Boi Saúde Pecuária Inteligente

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Tecnologia
A feira que se encerrou ontem, 19 de maio, mostrou como os drones podem ser aliados para aplicação de defensivos agrícolas, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes
Agronegócio
Em reunião presencial, o CONSEA/SP – Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – discute Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e o Prêmio Josué de Castro, edição 2022
Agronegócio
BNDES e Marinha do Brasil dão início esta semana a estudo que irá levar o país a conhecer o potencial econômico da costa brasileira
Tecnologia
O Showtec 2022 acontece entre os dias 25 e 27 de maio em Maracaju, MS, e terá, em sua programação, painéis técnicos, mostra de maquinários e insumos para a produção agropecuária