A Frutas Katira recebeu a certificação e o selo MipExperience, que atesta o comprometimento com uma agricultura mais sustentável, por meio da utilização do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e bioinsumos e reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O MipExperience, criado em 2020 e idealizado pela Promip, é um programa voltado à inovação do manejo integrado de pragas que busca inserir tecnologias de produção responsável no ambiente rural que se encaixem nos custos do produtor.
O selo foi lançado em 2024 e agora chega ao primeiro produtor de limão certificado, depois de uma propriedade de tomates. As empresas agrícolas recebem o selo após conquistarem a certificação direcionada por uma companhia certificadora indicada pelo programa ou pelo próprio produtor. Além disso, os limões e suas embalagens podem exibir o selo para que o consumidor final saiba que aquele fruto foi produzido com boas práticas agrícolas.
O programa identifica frutas, legumes e verduras que seguem alguns pré-requisitos estabelecidos pelo MipExperience, como o manejo planejado com o uso de agentes biológicos integrados aos químicos para o controle de pragas, uso correto de insumos, uso racional da água e utilização de equipamentos de segurança. Marcelo Poletti, CEO da Promip, destaca que os produtores certificados passam por uma extensa qualificação e monitoramento para a adoção do MIP e dos produtos biológicos, seguidas de uma auditoria, além de adotarem o manual de boas práticas reconhecido pelo Mapa.”
A Katira foi certificada mostrando comprometimento com a agricultura sustentável e com a qualidade das frutas desde o processo de produção até a distribuição. O certificado foi entregue a Júlio César Del Grossi, Diretor Comercial da Katira.
Gracimara Ferreira, Analista de Processos e Qualidade na Katira comentou que essa é uma grande conquista para a empresa. “Nós sempre prezamos pela qualidade dos nossos produtos e pela sustentabilidade na produção das frutas, então ser reconhecido através deste selo mostra que estamos colhendo os resultados daquilo que acreditamos”, comentou.
Por Frutas Katira
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil