Por que devo usar Rastelo na minha pista equestre?

Equipamento é importante para condicionar o solo de maneira que proporcione segurança e bem-estar ao animal e à pessoa que está na montaria, possibilitando, assim, melhora da performance do conjunto em pista durante as provas
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Por que devo usar Rastelo na minha pista equestre
Áudio

Se você já acompanhou uma competição equestre, certamente, já deve ter reparado que esporadicamente entra em pista um equipamento para ajeitar o solo. Trata-se de um Rastelo, e o seu uso a fim de alcançar o sucesso na realização de uma prova equestre é de suma importância por vários motivos.

Rafael Guerra, sócio proprietário da Green Rider – empresa pioneira em importação e fabricação de rastelos no Brasil -, explica que o equipamento condiciona o solo de maneira que proporcione segurança e bem-estar ao animal e também para a pessoa que está na montaria. “A segurança e o bem estar andam praticamente juntos e começam a partir do momento que o operador inicia o procedimento de passar o rastelo na pista”.

Outro ponto importante é que o rastelo ainda faz uma inspeção completa na pista, explica Guerra. “Como percorremos toda a pista com o rastelo é possível localizar objetos não desejáveis, como alguma ferradura perdida, pedras, galhos. E o rastelo nos ajuda a encontrar esses objetos mesmo que estejam enterrados. Quando você escuta algum barulho diferente, batendo no seu equipamento, ‘é batata’, pode ir verificar que certamente ele encontrou algo que não deveria estar ali”, acrescenta.

Além disso, ainda contribuindo com a parte da segurança e bem-estar, Guerra ressalta que um solo preparado por um Rastelo de boa qualidade vai deixar a área de treino ou de competição com a maciez e o nivelamento desejado. “Proporcionando uma pista onde o risco de lesões diminui significativamente (indiretamente gerando uma economia com tratamentos veterinários), o conforto para o animal aumenta bastante e o risco de quedas e acidentes causado por escorregões ou tropeções em buracos ou deformidades na pista são consideravelmente reduzidos”.

Rastelo Hibrido Green Rider
Rastelo Híbrido Green Rider

Melhora da performance e do aprendizado

Como resultados dos benefícios do uso do rastelo em uma pista equestre, ocorre a melhora de performance e do aprendizado do conjunto, de acordo com o sócio proprietário da Green Rider. “A diferença de treinar em um local onde o solo da pista foi devidamente preparado e rastelado oferece respaldo muitas vezes maior do que treinar em uma pista sem esse cuidado. O animal sente mais confiança ao se deslocar pela pista, e ela deixa de ser um fator que desvia a atenção do animal durante os treinos, fazendo com que ele foque nos exercícios e no trajeto”.

Guerra enfatiza que uma boa pista é um grande aliado do conjunto também durante os treinamentos, em casa. “Sem falar que todas as provas e campeonatos utilizam rastelos para a manutenção das pistas durante os eventos e ao utilizar um rastelo no local de treino você pode oferecer a chance do seu animal treinar numa pista com características bem próximas ao local onde compete. Em certas modalidades a competitividade está tão acirrada que os degraus para o Podium são feitos desses detalhes”, frisa.

Rastelo de caminhonete
Rastelo de caminhonete

Portanto, o uso de rastelos em pistas equestres, seja durante os treinamentos ou nos eventos equestres, é de fundamental importância, aponta Guerra. O equipamento possibilita melhor condição de igualdade entre os competidores, fornecendo pistas mais uniformes e tornando a competição mais justa. Além disso, diminuem o tempo de reparo e manutenção das pistas, otimizando a organização e o cronograma do evento.

“Já imaginou uma corrida de Fórmula 1 onde o piso da pista não suportasse a potência daqueles carros de enorme cavalaria? Seria, no mínimo, frustrante pra quem se preparou, treinou e investiu (tempo e recursos) e, na hora, não conseguisse despejar toda aquela potência e realizar uma boa volta e fazer uma boa apresentação. Nas provas equestres não é diferente, o piso das pistas tem que aguentar ser massacrado por cada apresentação e, se possível, não esboçar nenhuma reação e após ser recomposto pelo reparo do rastelo estar pronto para outra! Não é fácil, mas é isso que buscamos”.

Rastelo de Hipismo com rolo compactador
Rastelo de Hipismo, com rolo compactador

Tipos de Rastelo disponíveis no mercado

Atualmente, a Green Rider disponibiliza para os seus clientes uma linha completa de rastelos, para todas as modalidades, com os mais variados opcionais (Lâminas, Rolos, Escarificadores, Pistões, Sistemas com Tanques de água de 620 litros até 3000 litros, Bombas, hastes incorporadoras. Basicamente, estes equipamentos podem ser agrupados em três categorias. São eles:

  • Rastelos para Hipismo (Salto e Adestramento): que possuem um porte de pequeno a médio, que permitem manobras em pistas menores e com obstáculos, e conseguem trabalhar em pistas que possuem fibra de poliéster na sua composição, além da areia;
  • Rastelos para Provas de Modalidades Predominantes da Raça Quarto de Milha (inclui 18 modalidades – onde por exemplo estão Três Tambores, Rédeas, Laço Técnico, Apartação, Baliza, etc..): vão de médio a grande porte, possuem um conjunto de funções e regulagens que podem ser configurados para atender melhor a necessidade de cada modalidade;
  • Rastelos Especiais: que são desenvolvidos especialmente para suprir a necessidade daquela modalidade. Exemplo Rastelo para modalidade de Cancha Reta, que possui dimensões e funções especiais para poder funcionar dentro da raia da pista de corrida. Outro exemplo são os rastelinhos para redondéis, picadeiros e rodadores, estes servem para reparar o solo desses locais onde seria inviável utilizar um trator de tamanho comum.
Rastelo especial Green Rider
Rastelo Especial Green Rider

“São equipamentos de várias faixas de preço e tamanho. Temos peças de reposição, inclusive reposição e manutenção para rastelos de outros fabricantes. E se no seu Rancho ou no seu Evento você tiver alguma necessidade especial temos um corpo técnico que pode te ajudar.”, finaliza Guerra.

Para adquirir um dos rastelos da Green Rider, basta entrar em contato no WhatsApp (15) 99618-3819 ou enviar um e-mail para atendimento@greenrider.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.greenrider.com.br.

Fonte: Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Green Rider

Leia outras notícias no portal MAB

 

Relacionadas

Veja também

Diretoria, Conselhos e Comissões foram apresentados oficialmente nesta terça-feira, 18 de janeiro. A cerimônia aconteceu na sede da ABCCMM, em Belo Horizonte (MG)
Em 21 de janeiro de 2022, serão condecorados animais e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Quarto de Milha no Brasil.
Sem aplicação de soluções adequadas, doenças parasitárias podem prejudicar o desempenho dos animais em todas as etapas de suas vidas.
Referência em suplementação nutricional e sanidade animal, Vetoquinol marca presença em esportes equestres.