Search
Close this search box.

Plataforma e-Campo oferece minicurso sobre a cultura do maracujá

12 de setembro de 2022

Além das aulas, serão disponibilizados vídeos e publicações para download gratuito no minicurso sobre o maracujá na plataforma e-Campo
Compartilhe no WhatsApp
Maracujá é tema de minicurso ofertado pela plataforma e-Campo
O minicurso é destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes – Foto: jcomp/Freepik

As inscrições para o “Minicurso Fruticultura Tropical – Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado” foram abertas com disponibilização gratuita na plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações on-line da Embrapa. Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, será ministrado por Fábio Faleiro, pesquisador da Embrapa Cerrados (DF) em três módulos (Cultivares, Sistemas de Produção e Perguntas e Respostas), abordando os aspectos fundamentais para o seu cultivo comercial: cultivares, sistemas de produção e mercado.

Diversidades do maracujá

Em “Cultivares”, primeiro módulo, são apresentadas a diversidade de espécies de maracujá e espécies cultivadas comercialmente; os usos comerciais de cada espécie; bem como cultivares de maracujazeiro azedo, de porta-enxerto para controle da fusariose, de maracujazeiro ornamental, de maracujazeiro doce e de maracujazeiro silvestre.

No módulo “Sistemas de Produção”, o participante tem acesso a conteúdos sobre o uso de sementes e mudas certificadas; tecnologia do “mudão”; correção da acidez e fertilidade do solo; sistema de condução e podas; Manejo Integrado de Pragas (MIP); controle de plantas invasoras; polinização manual; cultivo protegido (em estufas) e semiprotegido; plantios adensados e consorciados; mercado para frutos de alto valor agregado; e estratégias para a agregação de valor.

Já no módulo “Perguntas e respostas” são reproduzidas as perguntas e respostas apresentadas no Ciclo de Palestras da Capacitação em Fruticultura Tropical “Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado”, realizado entre 2021 e 2022 pela Embrapa Cerrados e parceiros. 

Além das aulas, serão disponibilizados vídeos e publicações para download gratuito. “Ao acessar as aulas e os materiais complementares, os participantes do minicurso terão uma ideia geral do cultivo do maracujá com o uso de tecnologia no sistema de produção”, diz Faleiro, acrescentando que o minicurso do maracujá é o primeiro de uma série de minicursos sobre a fruticultura tropical a serem ofertados na plataforma e-Campo. O próximo minicurso a ser ofertado será sobre a pitaya.

Os minicursos serão ofertados de forma permanente e têm caráter autoinstrucional e assíncrono, podendo ser realizados em qualquer data e horário. Ao realizar o minicurso, com carga horária total de 6 horas, o participante vai receber, gratuitamente, um certificado de conclusão assinado pela Embrapa.

Demais cursos no e-Campo

Acesse os demais cursos e capacitações ofertados na plataforma e-Campo aqui.

Fonte: Embrapa Cerrados

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Serasa Experian oferece soluções que combinam transparência de informações e acompanhamento de impacto socioambiental
As tecnologias e robôs de ponta são utilizados em mapeamento de relevo, identificação de características do solo e monitoramento de produção
Evento reúne especialistas e criadores para destacar avanços na seleção e produção de carne Nelore de alta qualidade.
O objetivo foi apresentar às empresas as oportunidades de parceria e projetos na área de agricultura digital, também chamada de agricultura 4.0 ou agricultura de precisão, além de destacar os benefícios do modelo Embrapii.