Search
Close this search box.

Plantio da lavoura de arroz destinada ao ato de 33ª Abertura Oficial do grão é iniciado

5 de outubro de 2022

O plantio da lavoura destinada ao ato de Abertura Oficial da Colheita de Arroz foi iniciado e marca a presença do grão no RS
Compartilhe no WhatsApp
Plantio da lavoura de arroz destinada ao ato de 33ª Abertura Oficial do grão é iniciado
A programação manterá os formatos on-line, através do site do evento, e presencial – Foto: Divulgação/Federarroz

Teve início na última semana de setembro, o plantio da lavoura de arroz destinada à 33ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas. Compõem a área as cultivares BRS Pampa CL, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Irga 426 CL, lançamento do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

O plantio vai para a sua quinta edição consecutiva na sede da Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), e ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2023, tendo como tema central “Arrozeiros como produtores multissafras”.

O diretor técnico da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), André Matos, afirma que a Abertura da Colheita está focada em trazer novidades em termos de melhoramento genético, lançamento de novos produtos, Integração Lavoura-Pecuária e Irrigação. “São portfólios cada vez mais robustos de diversas empresas e instituições como Epagri, Embrapa, Irga e as universidades UFPel, Ufrgs e UFSM, que vão estar presentes ao evento”, destaca.

Conforme Matos, nesta edição, a lavoura Breno Prates (lavoura do ato da Abertura da Colheita do arroz) estará dividida também com soja e milho. “O nosso objetivo é tentar ilustrar as colheitas destas culturas demonstrando a importância da integração delas no verão”, observa, reforçando que terão, ainda, a lavoura FMC do grão, a lavoura BASF de soja, a lavoura Morgan de milho, além da área Yara de pecuária e as mais de 40 vitrines tecnológicas das mais importantes empresas e instituições focadas em altas produtividades em terras baixas.

Programação do plantio

A programação manterá os formatos on-line, através do site do evento, e presencial, e será focada nas áreas técnica, mercadológica, de novas tecnologias e ambiental. Além das atividades de campo com o Roteiro Técnico nas Vitrines Tecnológicas, ocorrerão visitas à Feira de produtos e serviços, entrega das Homenagens Pá do Arroz, programação do Auditório, com reuniões, palestras, painéis e debates e a cerimônia do Ato da Abertura Oficial.

Sobre a 33º Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos

A 33º Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS, e apoio do Irga e Prefeitura Municipal de Capão do Leão. As inscrições para o evento serão gratuitas, através do site www.colheitadoarroz.com.br e do APP Colheita do Arroz.

Fonte: Federarroz

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Orizicultores têm preferido comercializar a matéria-prima no porto de Rio Grande, onde as ofertas para exportação se mantêm mais vantajosas
São 30 vagas para o evento, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho. Inscrições estão abertas até 04 de junho
A tarifa de importação de arroz recebe a aprovação do governo, para ser zerada
Governo quer impedir que a perda da lavoura no RS, principal produtor do grão, acabe por elevar os preços ao consumidor