Peixes ornamentais terão informe lançado hoje, 1º de dezembro

1 de dezembro de 2022

Evento online sobre peixes ornamentais será realizado nesta quinta (1º) para discutir os destaques da publicação
Compartilhe no WhatsApp
Peixes ornamentais terão informe lançado hoje, 1º de dezembro
O Brasil apresenta grande potencial para a criação de peixes ornamentais – Foto: Divulgação/Epamig

No Brasil e no mundo, a demanda por peixes ornamentais vem crescendo nos últimos anos. A atividade possui uma grande importância social, ambiental e econômica, além de proporcionar renda para muitos empreendimentos familiares, seja em pequenas propriedades rurais seja em zonas urbanas. Os principais atrativos são o bom retorno econômico, o custo de implantação relativamente baixo e a enorme variedade de espécies.

Com o objetivo de ampliar o volume de informações destinadas aos produtores, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lança edição do Informe Agropecuário sobre Peixes Ornamentais que apresenta artigos sobre diversas espécies de peixes, manejo, sanidade, entre outros. A publicação, já disponível para aquisição na Livraria Epamig, será tema de um debate online que acontece na quinta-feira, 1º de dezembro, às 15h, com transmissão ao vivo pelo Canal Oficial da Epamig no YouTube.

O evento contará com a mediação dos pesquisadores da Epamig e editores técnicos dessa edição Alexmiliano Vogel de Oliveira e Francisco Carlos de Oliveira Silva. Os convidados são o zootecnista e consultor da Mizzu Consultoria Marcerlo Assano, que ministrará a palestra “Importância dos peixes ornamentais”, os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Matheus Anchieta Ramirez e Daniela Chemim de Melo Hoyos e o diretor da LSKNutri, Rafael Alves Viana, que atuarão como debatedores.

Peixes ornamentais

O Brasil apresenta grande potencial para a criação de peixes ornamentais, com muitas espécies nativas ainda pouco exploradas. Este mercado é muito promissor, considerando os altos valores comerciais que algumas espécies têm alcançado. A Zona da Mata Mineira é considerada o maior polo produtor no País.

A criação de ornamentais, que se baseia em estrutura familiar de produção, ocorre na Região há apro¬ximadamente 45 anos, em pequenas propriedades que não ultrapassam 2 ou 3 hectares. A Região responde por cerca de 70% da produção nacional, com mais de 12 milhões de unida¬des produzidas por ano. O polo abrange municípios como Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Vieiras, São Francisco do Glória, Miradouro, Rosário da Limeira, Eugenópolis e Barão do Monte Alto.

Diante disso, a Epamig, juntamente com outras instituições parceiras e produtores de peixes ornamentais, apresenta nesta edição informações relevantes sobre o mercado, o sistema de produção, as técnicas de manejo, a alimentação e a sanidade de cultivo das principais espécies de peixes ornamentais.

Mais informações:

Livraria Epamig: www.livrariaepamig.com.br 

Tel.: (31) 3489-5002 e-mail: livraria@epamig.br 

Páginas: 88

Preço: R$15,00

Fonte: Epamig

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

 Pesquisa pioneira destaca o valor do camarão nativo e sua contribuição para a aquicultura sustentável no Brasil.
 O Brasil atinge novos patamares nas exportações de tilápia, destacando-se como o terceiro maior exportador para os Estados Unidos.
Parceria utiliza tecnologia de ponta para garantir transparência na cadeia produtiva e impulsionar sustentabilidade
Expectativa é que quase 400 mil registros sejam analisados em até 90 dias