Search
Close this search box.

Missões do MAPA abrem novo mercado no Egito e impulsionam cooperações futuras com a Etiópia

28 de dezembro de 2023

Encontros abordaram o fortalecimento das relações comerciais e a promoção do agronegócio brasileiro
Compartilhe no WhatsApp
Missões do MAPA abrem novo mercado no Egito

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil alcançou importantes marcos em missões internacionais no Egito e na Etiópia. Com a participação do secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Júlio Ramos, o Mapa conseguiu intensificar de forma significativa os laços comerciais e diplomáticos com os dois países africanos.

No Egito, o ponto alto foi a abertura do 74º novo mercado para o setor agropecuário brasileiro, com ênfase na exportação de pescados e produtos derivados. Somente em 2023, o país registrou movimentações de mais de 550 milhões de dólares nesse mercado. Esta importante conquista foi formalizada em uma reunião. Nela, estiveram presentes o secretário adjunto Júlio Ramos; o vice-ministro de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura do Egito, Saad Moussa; ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil no Egito, Bernardo Penha Brasil; e o adido agrícola do Mapa no país Rafael Mohana. No ato, também foram iniciadas tratativas para estabelecer mais duas frentes de exportações para produtos agrícolas brasileiros, que já estão em análise pelo governo egípcio.

As missões foram com seminários e reuniões bilaterais, nos dois países.

Além disso, a delegação do Mapa realizou seminários e reuniões bilaterais sobre acordos comerciais, tanto no Egito quanto na Etiópia, com foco no primeiro semestre de 2024. As discussões, que envolveram representantes do Ministério das Relações Exteriores e da ApexBrasil, abordaram o fortalecimento das relações comerciais e a promoção do agronegócio brasileiro.

Na Etiópia, a missão do Mapa concluiu as atividades em Adis Abeba, a capital e sede da União Africana. A agenda incluiu reuniões com representantes do Ministério da Agricultura etíope e da Industrial Parks Development Corporation, visando intensificar a cooperação bilateral e o intercâmbio de conhecimentos agrícolas. Nesses encontros, o Brasil teve a chance de ressaltar a força do seu setor agropecuário e identificar áreas potenciais para expansão. Além disso, foi feito um pedido de apoio para facilitar a exportação da expertise brasileira em tecnologia agrícola.

“Essas missões representam um passo significativo para o Ministério da Agricultura do Brasil, não apenas na ampliação dos mercados para os produtos brasileiros, mas também na consolidação das relações internacionais do país no cenário agrícola global”, ressaltou Julio.

Por: MAPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Em 2022, quando a Guerra na Ucrânia começou, houve um salto de 188% nas exportações de fertilizantes de Israel ao Brasil
Para Arnaldo Jardim, tendência é a ampliação das possibilidades do produto
Esse fenômeno tem gerado impactos positivos no desenvolvimento de municípios do Piauí que, anteriormente, apresentavam indicadores econômicos mais modestos, transformando suas realidades.
Ambiente de negócios aponta para encurtamento das escalas de abate, o que pode levar ao maior apetite de compra