Ministros do MDA e MAPA recebem produtores de banana de todo o país

3 de outubro de 2025

Produtores têm garantia de comércio interno e oportunidade para abrir mercados no exterior
Compartilhe no WhatsApp
Ministros do MDA e MAPA recebem produtores de banana de todo o país

Os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e o da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, receberam, no fim de setembro , representantes de produtores de banana de várias regiões do Brasil.

Os produtores vieram conversar sobre a abertura do mercado brasileiro para importar a produção de banana do Equador e a preocupação com algumas questões fitosanitárias na produção daquele país, particularmente o fungo Fusarium oxysporum raça 4.

Também foi apontado pelos produtores a importância econômica e social da banana em várias regiões do Brasil, como no Vale do Ribeira, em São Paulo, regiões irrigadas no norte de Minas e Ceará, Bahia, Tocantins, Ceará e Espírito Santo, além da importância da produção de bananas de pequenas propriedades e comunidades quilombolas e indígenas.

O ministro Fávaro apontou a solidez da vigilância sanitária brasileira como referência mundial, garantindo que haverá extrema atenção quanto a qualquer risco, ressaltando que não há casos de Fusarium oxysporum raça 4 no Equador, e destacou que o Governo do Brasil já superou mais de 400 novos mercados e pode chegar a 500 mercados até o fim da gestão, sendo que o recorde anterior era a abertura de cerca de 100 mercados.

Comprometimento dos ministros

Os ministros se comprometeram com os produtores que acompanharão toda a análise sanitária da questão da banana do Equador, evitarão qualquer ação de dumping e disseram que não só não haverá prejuízos para os produtores brasileiros de banana no mercado interno, como também é possível trabalhar junto com o setor por oportunidades para abrir mercados no exterior, ampliando o consumo de banana brasileira.

O ministro Paulo Teixeira afirmou que as portas dos ministérios estarão sempre abertas para o diálogo com o setor e para monitorar a situação da banana do Equador. “Não vamos pensar apenas as políticas defensivas, mas também as ofensivas, para aumentar a capacidade de exportação e espaço para a banana brasileira nos mercados interno e externo”, concluiu.

Por ASCOM MDA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Evento acontece de 7 a 19 de outubro e encerra o calendário de competições da ABQM na cidade
Produtores têm garantia de comércio interno e oportunidade para abrir mercados no exterior
A irrigação pode aumentar a produtividade em até 80%, mas muitos produtores ainda têm dúvidas sobre como começar. Agora, um manual inédito responde a todas essas questões.
Mudança no comportamento do consumidor e avanços no cultivo impulsionam os resultados do setor