Mercado Interno: oscilações no açúcar e no etanol

Preços internos do açúcar cristal recuperam a vantagem sobre as exportações e forte queda do etanol no principal mercado consumidor do Brasil
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Áudio

Neste final de entressafra, segundo o Cepea, as usinas continuam a limitar disponibilidade de açúcar.  Alguns fatores podem ser levados em conta para que a demanda por açúcar no mercado spot paulista seguir restrita. E de acordo com análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), um deles é a proximidade da nova safra 2021/22 e também pelo fato de algumas cidades de São Paulo terem decretado medidas de isolamento para conter a pandemia da covid-19.

Do lado da oferta, pesquisadores da entidade indicam que usinas seguiram limitando a disponibilidade de açúcar neste final de entressafra. Nesse cenário, os preços internos do açúcar cristal estiveram firmes no mercado spot de São Paulo nos últimos dias.

Na Bolsa de Nova York, as cotações do demerara caíram, pressionadas por aumento de posições vendidas, o que, por sua vez, pode estar atrelado ao maior número de casos de covid-19 na Europa. Além disso, medidas restritivas no Brasil podem limitar a procura doméstica por etanol e levar usinas nacionais a produzirem mais açúcar em detrimento do etanol.

Esse comportamento fez com que os preços internos do cristal recuperassem a vantagem sobre as exportações, cenário que não era observado desde a segunda semana de fevereiro, segundo o Cepea.

Preços do etanol despencam

Enquanto isso, os preços do etanol apresentaram a maior baixa de toda a temporada 2020/2021 e se manteve atrelada à redução acentuada da demanda. Pesquisadores do Cepea também vinculam essa queda nos preços aos efeitos das medidas restritivas.

“O fato é que os preços do etanol tiveram forte queda no principal mercado consumidor do Brasil durante a última semana à medida que a adoção de medidas restritivas no combate à pandemia de coronavírus afeta a demanda”, dizem os analistas da entidade, ligado à Universidade de São Paulo. E, no relatório semanal, estão indicadas essas quedas no preço do combustível em São Paulo, com recuo 16% na semana passada, acrescentando-se que apenas alguns negócios foram concretizados ao longo da última semana e envolveram volumes pequenos, tendo em vista que distribuidoras seguiram trabalhando com o produto comprado anteriormente.

O governo do Estado de São Paulo decretou a fase emergencial, a mais restritiva do plano de contingência local, para combater o crescente número de casos de Covid-19, que tem deixado o sistema de saúde à beira do colapso.

A queda no preço do etanol reforça a expectativa de que as usinas brasileiras priorizem a produção de açúcar na nova temporada, que começa em abril, em detrimento do biocombustível; a exemplo do que ocorreu na safra anterior, quando o maior produtor global de açúcar fabricou um volume recorde do adoçante.

“Se o Brasil não conseguir controlar o vírus, a economia vai sofrer e a demanda por gasolina/etanol também vai sofrer, obrigando as usinas a produzirem o máximo possível de açúcar”, disse um corretor baseado em Nova York.

 De acordo com a Reuters, os contratos futuros do açúcar bruto atingiram uma mínima de três meses nesta segunda-feira (29/03), com a queda nos preços do etanol no Brasil sendo vista como uma das razões para o movimento de baixa no adoçante.

Fonte: Cepea/ Reuters/ SBA – Sistema Brasileiro do Agronegócio

Relacionadas

Veja também

Linhas de financiamento para investimento foram as mais procuradas no período com alta de 50%, em comparação com o plano safra anterior.
Intitulado de SONDA, a nova solução da empresa combate as principais plantas daninhas que afetam a produtividade na lavoura
Surpreendentemente, carnes fecham o mês de setembro com novo recorde na receita cambial proveniente de exportações de carne bovina.
O presidente institucional da Abramilho, Cesario Ramalho, avaliou, em entrevista para o “Valor”, o cenário para safra verão 2021/22.